A “lembrança” de Clarice Lispector

Compartilhe nas redes sociais…

“Importante escritora do século 20, nasceu na Ucrânia. Aos dois anos, chegou ao Brasil com seus pais, fugindo do antissemitismo. Viveu no Recife entre 1925 e 1934, na casa número 320 dessa Praça. O cotidiano recifense dessa época permeia a sua obra literária”.

A placa traz uma resumidíssima informação a respeito de Clarice Lispector, uma das mais importantes escritoras do século 20 no Brasil, amada por legião de leitores não só no país como no exterior. Ela é autora, entre outros, de cultuados livros como A Hora da estrela, Perto do Coração Selvagem, A Paixão Segundo GH, Água Viva, Um Sopro de Vida, A Legião Estrangeira, A Cidade Sitiada.

O estado do casarão onde viveu Clarice Lispector não faz jus à importância da escritora, cultuada no Brasil e lá fora.

No entanto, dá pena ver a situação do sobrado de três pavimentos, onde a escritora morou com sua família. Passei lá hoje de manhã por acaso: a fachada está pichada, o telhado caiu (ou roubaram ripas e telhas), porque a partir da rua dá para se observar o céu pelas janelas abertas do casarão. É uma pena que um bem cultural tão importante esteja jogado desse jeito.

Dia desses, foi tombada a casa de Lourenço Barbosa, o Capiba, que fica no Espinheiro. Pois um dia desses, também, o imóvel foi arrombado. Bem cultural é assim: ou se coloca em uso ou se degrada por completo. É o que aconteceu com o casarão onde Clarice Lispector passou a infância, na Praça Maciel Pinheiro. E também o que pode ocorrer com a de Capiba, na Rua Barão de Itamaracá.  Cultura é vida, é resistência, é memória. Ou as autoridades não se lembram disso?

Leia também:
Governador desapropria casa de Capiba
Ruas da Boa Vista sem camelôs
Virada cultural pelo Teatro do Parque
Poesia e herança árabe no Olha! Recife
Capiba das Artes no Sesc Casa Amarela

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.