Lembram dessa praça abandonada? Virou o primeiro “cross training público do Brasil”

 Lembram dessa praça abandonada? Virou o primeiro “cross training público do Brasil”

Compartilhe nas redes sociais…

A área era extremamente degradada, como mostra a foto acima. E me chamava muito a atenção. O que deveria ser uma praça era, na verdade, um elevado de concreto, cercado por uma calçada esburacada. No final do ano passado, o espaço foi “privatizado” por flanelinhas, que o transformaram em “estacionamento”, até com o valor cobrado exposto em placa improvisada.  É um absurdo, mas acontecia.  Agora a desconhecida Rua Tijucal (muitas vezes indaguei o nome da “praça” e ninguém sabia informar), ganhou um equipamento  que vem fazendo a festa da comunidade: o primeiro Cross Training público do Brasil – o Cross Recife. Sai ganhando a população, pois em uma academia particular de crossfit que seja conceituada, o valor da mensalidade é, no mínimo R$ 300. Na Cross Recife, o treino é de graça.

Cross Recife é o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil, segundo a Prefeitura e faz sucesso

Cross Recife fica defronte do Parque da Macaxeira, está em funcionamento e já conta com 754 usuários cadastrados, gente que já se exercitou no local, ou está na fila de espera. O Cross Recife, projeto de extensão da Academia Recife, é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. A área também recebeu pintura das muretas através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana.  “Aqui é uma área que não tinha uso, não tinha função pública. Então, a gente teve essa ideia, decidiu o local, na margem da Avenida Norte, no coração da Macaxeira e a gente está fazendo essa iniciativa, gratuita para todo mundo poder usar”, afirma o Prefeito João Campos (PSB), que esteve conferindo o local no último sábado. Ele diz ser o primeiro box público do gênero, no Brasil. “A gente está transformando a cidade, transformando o espaço público e estimulando a atividade física”.

A iniciativa, claro, merece aplausos. Afinal, dar utilidade pública a uma área degradada e que vinha sendo apropriada pelos “donos” de sempre das ruas, é a obrigação mesmo da Prefeitura. Só que os prefeitos anteriores ali nada fizeram. Ao contrário, deixaram a decadência tomar conta.  Ao redor da academia foram implantados pequenos jardins, o que contribuiu para reduzir a aridez do local que estava abandonado.  O Cross Recife oferece acompanhamento profissional durante o horário de funcionamento.  

Nesta modalidade, há a presença de um professor e dois estagiários. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; aos sábados, das 6h às 10h.  O agendamento pode ser feito através do link: https://conecta.recife.pe.gov.br/categoria/7. Basta clicar em Agendamento de Equipamento, em “Realizar agendamento para a Academia Recife” e seguir com o cadastro. Ao fim, escolhe-se o melhor dia e hora. O novo espaço fica na Rua Tijucal s/n, próximo ao Parque da Macaxeira.

Abaixo, você confere outras informações sobre a Avenida Norte e oferta de atividades físicas pelo poder público

Leia também
Academia Recife oferta acompanhamento nutricional. E a Academia da Cidade?
Academias públicas de educação física abrem aos poucos no Recife
Muito árida em quase toda a extensão, a Avenida Norte vai receber cem árvores
Canteiro sem verde na Avenida Norte
Av Norte: Do velho verde à aridez atual
O “canteiro” da discórdia, na Avenida Norte
Avenida Norte: reforma só atinge 12 por cento das calçadas. Pedestre corre risco
Calçadas crateras na Avenida Norte
Risco para pedestre, crateras e acessibilidade zero na Avenida Norte
Ôxe, cadê as calçadas da Avenida Norte?
As inviáveis calçadas da Av Norte
Calçadas melhoram na Avenida Norte. Mas…
Viva!  Gelos baianos devem ser substituídos por canteiros em 109 locais do Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins (Acervo #OxeRecife) e Wagner Ramos (PCR / Divulgação)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.