Leilão para Associação Comercial e Casa Rosa é em novembro na Garrido

Compartilhe nas redes sociais…

Uma das edificações mais icônicas do Recife, o Palácio do Comércio, prédio sede da Associação Comercial de Pernambuco (foto, com a árvore na frente) – que fica em frente ao Marco Zero – precisa de reformas estruturais. Para  arrecadar fundos para a restauração está programado um leilão no próximo dia 9 de novembro, com obras dos mais conhecidos artistas pernambucanos. É o 3º Leilão ACP, que acontece na Garrido Galeria, que fica no bairro de Santana, Zona Norte do Recife. O evento, marcado para 19h terá formato híbrido, com  público presencial e virtual

O presencial está limitado a 50 pessoas, seguindo-se todos os protocolos de segurança sanitária. E contará com um menu especial, idealizado pelo Chef e Consultor Leandro Ricardo.  As vagas para o evento presencial serão disponibilizadas aos 50 primeiros confirmados.  Já a parte virtual será transmitida pela plataforma WhatsApp, com público para 250 pessoas. Entre os artistas do catálogo encontram-se Braz Marinho, Cícero Dias, Daniel Dobbin, Gilvan Samico, Gio Simões, José Cláudio, Letícia Lopes, Lula Cardoso Ayres, Mané Tatu, Reynado Fonseca, Tereza Costa Rego, Tereza Perman, Wellington Virgulino e outros.

Além dos trabalhos desses artistas estará incluída no leilão uma escultura Gisela Abad, que esteve na exposição Três Ceramistas, na Galeria do Museu o Homem do Nordeste, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A mostra se encerrou no dia 31 de outubro. A peça é uma homenagem ao artista Francisco Brennand e foi confeccionada com pedacinhos de cerâmica da Oficina do mestre, localizada no bairro da Várzea. Designer com mais de 40 anos de profissão e alguns prêmios no currículo, Gisela ampliou seu foco de atuação enveredando, também, pelo mundo da cerâmica. A escultura em homenagem a Brennand tem a forma de um ovo, e uma base de suporte como as pinhas que decoram as casas antigas do Recife. A peça foi confeccionada em kintsugi, técnica japonesa em que se emenda  peças com laka dourada ou de prata. Ao contrário das demais, o dinheiro arrecadado com a escultura será destinado à Casa Rosa, que hospeda no Recife mulheres do interior que estão em tratamento contra o câncer no Recife.

Já o prédio da ACP é uma das atrações turísticas do bairro do Recife. Ele ocupa uma área de 470 metros quadrados e dispõe de quatro fachadas livres. Sua construção data do início do século 20 e seu projeto é de autoria do escritório Souza Reis e Melo (do Rio de Janeiro). Além de chamar a atenção pela parte externa, os visitantes se surpreendem, no interior do prédio, devido à escada monumental (em madeira e bronze) de onde se observa belos vitrais. O prédio da ACP é tão bonito, que recebe o público para visitas guiadas. O preço do ingresso (R$ 5) é bem em conta e  o dinheiro é revertido na conservação do prédio,que é datado do início do século passado. Informações pelo telefone  (81) 32249077.

Leia também
Ajude a Casa Rosa que abriga mulheres com câncer que chegam do interior
Gisela Abad: design, cerâmica e kintsugi
A designer dessa pilha de livros
O Recife da paisagem mutilada
Associação Comercial de Pernambuco
O ferro na arquitetura do Recife
Arquitetura de ferro no Olha! Recife

Serviço
O quê: 3º Leilão ACP
Quando: 9 de novembro de 2021
Horário: 19h30m
Onde: Rua Samuel Farias, 245, Santana, Recife
Informações (81) 999336108 ou (81) 998732450
Entidades beneficiadas: Associação Comercial de Pernambuco (todos os artistas) e Casa Rosa (Gisela Abad)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.