Leão do Zoológico de Dois Irmãos está com dois tumores, mas coração é bom

Compartilhe nas redes sociais…

Nos humanos, 20 anos são considerados a flor da juventude. Em um leão, duas décadas de vida fazem dele um idoso. Por esse motivo, Leo, o leão do Parque Estadual de Dois Irmãos – onde funciona o zoológico – passou por uma bateria de exames no final de semana. O check-up mobilizou 30 profissionais, e contou com parcerias com quatro clínicas veterinárias privadas. E também com a Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba.  Leo não apresenta sinais de envelhecimento, mas o exame detectou que ele possui dois tumores, assim como alterações no baço e no fígado.

O leão tem um tumor na testa e outro na boca.  Segundo o responsável técnico pelo Parque de Dois Irmãos, Márcio Silva, a decisão de fazer um check-up veio após o leão apresentar um pequeno sangramento na boca, tratado com anti-inflamatório. “Não notamos nenhuma alteração no comportamento dele”, diz. “Só parecia ter machucado a boca, pois consome carne e também alimentos duros, ossos. Como está idoso, pode ocorrer pequenos acidentes ao se alimentar. É normal”, acrescenta o veterinário. O animal foi medicado, e o sangramento parou. Mesmo assim, a equipe do Pedi decidiu por um exame mais completo. Além dos dois tumores, Léo possui alterações no fígado e no baço, segundo a equipe que o atendeu, após examinar as ultrassonografias realizadas no procedimento. Já o coração está bem forte e saudável.

“O próximo passo é concluir o diagnóstico. Duas profissionais especializadas em oncologia veterinária acompanharam todo o procedimento e vão nos ajudar a fechar o diagnóstico e decidir a melhor conduta: cirurgia, medicamento oral. Vamos aplicar também homeopatia para ajudar no bem-estar e na recuperação dele”, afirma Márcio. Para passar pelos exames – que duraram três horas – o leão foi anestesiado. Nesse tempo,passou por consultas com veterinários especializados em clínica geral, odontologia, oncologia, cardiologia, além de fazer exames de imagem (radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma). Três cirurgiãs – presentes ao manejo – também coletaram sangue e amostras dos tumores. O material foi encaminhado para análises em laboratório e ainda se aguarda os resultados.

Leo se recuperou bem da anestesia. Para garantir a segurança de todos os envolvidos e o bem-estar animal, o procedimento foi planejado por uma semana. Foram selecionados os profissionais necessários e convidados vários especialistas de diferentes áreas, assim como listados os exames a serem feitos no leão. Devido à pandemia da Covid-19, a intervenção precisou ainda seguir um protocolo de especial de biossegurança definido pelo Parque de Dois Irmãos, uma vez que os felinos já demonstraram ser suscetíveis ao novo coronavírus.

“Tratar um animal selvagem é bem diferente. Temos uma série de regras de segurança a seguir. Então, quando precisamos anestesiá-lo, temos que aproveitar para fazer um check-up mais completo possível. Também precisamos ter muito cuidado ao sedar um animal idoso, como Leo. Por isso, nos cercamos do máximo de cuidado e contamos com uma equipe multidisciplinar”, reforça Márcio Silva, detalhando que sempre fica um profissional acompanhando os batimentos cárdicos e, após o procedimento, observa-se o animal até ele recobrar a consciência.  Além da Ufpe e Ufpb, foram parceiras nesse procedimento: Clínica Animalis, Hospital Vetmais, Clínica Vetface, e Focus diagnósticos Veterinários.

Leia também
Dia da Criança com visita virtual aos animais do Parque Estadual de Dois Irmãos
Bichos amargam solidão na pandemia e mudam comportamento no Zoológico
Refúgio das preguiças perdidas
Dia do Bloco do Hipopótamo
Jujuba vira remédio para macacos
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
Jaguatirica resgatada na Zona Norte
Jaguatirica que apareceu ferida já voltou à natureza
Herói de Sete Cores é tema de livro
Assombrações no Zoo
Conhecendo a Mata Atlântica
Mata Atlântica ganha viveiro para produção de 100.000 mudas
O estrago do bambu na Mata Atlântica

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Semas – PE / Pedi / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.