A julgar pelo Guia Recife+, lançado nessa terça-feira pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o circuito Boa Vista, Soledade, Santo Amaro é o preferido do público LGBTI+ em nossa capital. Pois é essa área central de cidade que concentra o maior número de estabelecimentos voltados para esse segmento. É na Boa Vista, por exemplo, que fica a Free Love, a primeira loja de artigos e produtos voltados para a população gay do Recife. Ela funciona na Rua do Riachuelo, 712, Boa Vista, e vende produtos como a camiseta da foto abaixo, da Coleção Armário Nunca Mais. A Free Love é uma das informações interessantes que constam no Guia Recife+, um “manual” que mostra bares, restaurantes e points voltados para a população LGBTI+.
A Prefeitura lembra que o Ministério do Turismo considera o Recife é como uma das principais cidades do Brasil, quando o assunto é opções para o segmento. O guia é virtual, e especializado com opções friendly. E foi lançado nesse 10 de agosto, em que se celebra o turismo LGBTI+. A data foi criada para instigar a conscientização mundial sobre a importância do turismo LGBTI+ com apoio da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. O e-book já está disponível no Portal do Turismo do Recife (https://visit.recife.br/), mas também pode ser acessado por QR Code.
O QR code está em cartazes que estarão expostos em pontos estratégicos da cidade, como bares, restaurantes e hotéis. Trazendo diversidade também no conteúdo, o guia conta com bares, pubs, boates e opções diversas para um aproveitamento completo da viagem ao Recife. Algumas sugestões de passeios friendly estão: La Ursa Tours (que oferta passeios guiados de bicicleta); Catamaran Tours (que são passeios pelo Rio Capibaribe) e até mesmo o Mercado Público da Boa Vista, conhecido pela sua animação aos sábados e domingos. Ao todo, são mais de 30 opções de lazer, que incluem áreas turísticas para todos os públicos da cidade, como o Bairro do Recife (a parte antiga da capital) e a praia de Boa Viagem onde, segundo o Guia LGBTI+, fica “o mais famoso point” do setor, no caso o Paris Plage Recife, que funciona no Internacional Palace Hotel, na Avenida Boa Viagem, 3738.

Na areia da praia da Zona Sul, são conhecidos como points gay, também, o Posto 7 e a Barraca do Pingo. Porém, muitas outras barracas ostentam a bandeira do arco-íris, principalmente depois das 13h, horário preferido pelo segmento, segundo informam ambulantes ao #OxeRecife. Alguns contam, inclusive, que até meio dia usam bandeira com o nome da barraca. A partir das 13h, acrescentam a do arco-íris. “Até meio dia a gente recebe famílias, mas depois disso o público que chega é de casais gays, e são eles que me dão mais lucro”, contou uma ambulante que atua próximo ao Edifício Porto Seguro, que pediu para não se identificar.
Do Pina, consta a Galeria Joana D´Arc. Já no Circuito Boa Vista, Soledade, Santo Amaro, o guia destaca: Bar do Céu (Rua das Ninfas, 81); Clube Metrópole (Ninfas, 125); Conchitas Bar (Av. Manoel Borba, 709); Pop House Bar (Av.Manoel Borba, 786); Casa de Bamba Brasilidades (Av Manoel Borba, 796); Bar Central (Rua Mamede Simões, 144); Boi Neon (Rua Mamede Simões, 144); Bar Besta Fera (Rua Mamede Simões, 12), para citar apenas alguns. O Guia foi lançado no Clube Metrópole, um ponto tradicional do segmento no Recife.
Leia também
LGBTQIA: cueca menstrual para homens trans e pessoas não binárias
Duas costureiras e dois maridos, um cangaceiro e um gay
Covid-19: Apoio para LGTBS
Diva Menner no Baião de Dois
Cesta de Música: MPB, black e LGBTQI
Amor, música, casório e LGBT
Assembleia Legislativa tem primeira candidata trans
Livro retrata ousadia do Vivencial
A vida difícil de Maria Clara, primeira trans brasileira que virou refugiada
Ciro Barcelos: do Dzi Croquetes ao Moulin Rouge
Coletivo Despudorado: Lacre inviolável
Candleligth em clima de protesto
Abraço coletivo contra o preconceito
Dica para foliãs: como fazer xixi em pé
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ PCR, Free Love (Reprodução Facebook) e Letícia Lins