Jovem ativista do município de Bonito (PE), Maria Eduarda Silva marca presença na COP 28

 Jovem ativista do município de Bonito (PE), Maria Eduarda Silva marca presença na COP 28

Compartilhe nas redes sociais…

Uma pernambucana, que nasceu no município de Bonito – no Agreste do Estado (a 137 quilômetros do Recife) – está entre as três jovens ativistas ambientais  que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) leva para a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), que acontece de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Maria Eduarda Silva, 20 anos, é ativista pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, ativista climática, e desenvolve atividade em combate as ações climáticas no semiárido brasileiro desde os 14 anos. Atualmente Duda, como é mais conhecida, representa o Brasil na rede UNICEF Youth Leadership Network Action for Climate. Ela é estudante de Relações Internacionais e Estudos para a Paz e Transformação de Conflitos. Foi nomeada recentemente como Youth Advocate pelo UNICEF Brasil. As duas outras representantes são Sofia Oliveira do Rosário, 17 anos; e Larissa Napoli, 26. Sofia mora na Ilha de Cotijuba, em Belém (PA). Larissa reside em São Paulo. As três vão lá como jovens brasileiras defensoras do planeta que estarão no evento.

Sofia é conselheira do Tá Selado (iniciativa de participação cidadã da Prefeitura de Belém) no distrito de Outeiro, é ativista pelo direito das mulheres e participa do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB). Há dois anos, ela tem participado de iniciativas do UNICEF Belém com foco em empoderamento de meninas e mudanças climáticas. Em 2022 ela participou do Encontro dos Guardiões do Clima: adolescentes e jovens de povos e comunidades tradicionais em Belém e em 2023, foi a porta-voz na entrega da Carta com recomendações ao Governo do Pará, na pessoa do Secretário de Educação e, ao Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso sobre as demandas dos adolescentes e jovens amazônidas promovido pelo UNICEF durante os Diálogos Amazônicos. Larissa é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de São Paulo. É coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) onde atua nas frentes de arquitetura, urbanismo e ecologia. É coordenadora e integrante do projeto Quebrada Agroecológica, que promove ações no território e debate segurança hídrica e agroecologia nas comunidades do Brasil.

Jovem do Pará, residente na Ilha de Cotijuba, Sofia será representante dos jovens brasileiros na COP-28

“O convite aos jovens reafirma o compromisso do UNICEF em promover e assegurar a participação ativa de meninos e meninas em debates e tomada de decisões que os afetam diretamente”, informa a Unicef. De acordo com o estudo Crianças, Adolescentes e Mudanças Climáticas no Brasil, divulgado pelo UNICEF em 2022, 40 milhões de meninas e meninos estão expostos a mais de um risco climático ou ambiental (60% do total) no Brasil, e aponta que isso tem impacto sobre a garantia de direitos de crianças e adolescentes do país. “A participação dos três jovens, vindo de diferentes regiões do Brasil, fortalece o debate para a criação de soluções para a crise climática. Afinal, serão eles os maiores afetados com as consequências das mudanças climáticas e por isso precisam estar nos espaços de tomadas de decisões”, diz a oficial de participação e desenvolvimento de adolescentes do UNICEF, Rayanne Máximo.

“A pauta climática é uma das prioridades do UNICEF e a COP 28 será uma oportunidade para a juventude compartilhar e multiplicar conhecimento”, afirma Rayanne Máximo, Oficial de Participação e Desenvolvimento de Adolescentes do Unicef. A 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28) acontece no período de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes UnidosO encontro reunirá líderes mundial com o objetivo de debater medidas de enfrentamento das mudanças climáticas. Já o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo, marcando presença em 190 países e territórios.

Abaixo, você confere outras postagens com mulheres que fazem ou fizeram acontecer

Leia também
Rayana Burgos é homenageada pela Câmara Municipal no Recife
Rayana está no Comitê Consultivo da Juventude para Cooperação da União Europeia no Brasil
Camila Odilon: do Bairro do Jordão Alto no Recife para a realização profissional na Irlanda
História de Pureza, premiada pela luta contra tabalho escravo, vira filme
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada, feminista e vereadora
Inteligência Legistaltiva e polícia civil investigam ameaças à deputada Rosa Amorim
Violetas da Aurora em movimento
Poesia oral tem nova cara
Mestra Titinha ganha documentário
“Se eu soubesse escrever”
Flor do Sertão, Samira Brito vai disputar no Marrocos
Samira, paratleta do Sertão, ganha medalha de ouro
Eryka Vasconcelos coleciona prêmios
Ana Augusta, a boa mãe malvada
Tributo a Altino Alagoano, que não era ele, era ela
A esquecida Maria Felipa
Carnaval sem assédio em Pernambuco
Grecthen: Mulher faz o que quiser
Relacionamento abusivo vira espetáculo de dança “Eu Mulher”
Quando a dor do câncer vira dança
No Dia da Mulher,o legado dos livros daquelas que fizeram história
De Yaá a Penépole africana
Mary de Priori é atração do Circuito Cultural
Branca Dias  “retorna” ao local onde viveu
Sarau das Lobas e Minas no Mamam
Porque somos todos Clarice?

Zenaide Bezerra, passista mais antiga em atividade no Brasil, também comanda xaxado

As loceiras de Tacaratu e sua arte de produzir a mão utensílios de sua cozinha ancestral
Joana a única mestra de maracatu
Maracatu rural: as mulheres guerreiras
História de Janete Costa em livro
Tereza, uma mulher em três tempos
Solidariedade no Hotel Central de Dona Rosa
Empreendedora, Maria do Carmo de Silva Lima faz história no Sertão do Pajeú
Bonito ganha reforço ao turismo ecológico
Bonito tem segundo teleférico de Pernambuco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Unicef

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.