Sextou… E nesse 22 de novembro, Dia do Músico, há dois eventos para nos divertir. E também para nos instruir. O primeiro é virtual. O segundo ocorre no meio da rua, em frente ao Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo. É que às 18h dessa sexta, a mineira Glaucia Nasser lança o filme-espetáculo “João Pernambuco – Coração do Violão” no Youtube (www.youtube.com/glaucianasser). Logo em seguida, às 19h30m, ela dá um show gratuito, em frente ao Paço do Frevo, com participação do Bloco da Saudade, Orquestra do Maestro Oséas e boneco gigante de João Pernambuco (1883-1947), um dos protagonistas da história do violão no Brasil e autor do clássico hino sertanejo “Luar do Sertão”.
Glaucia já fez um espetáculo no Teatro Santa Isabel, em que resgata a vida e a arte de João Pernambuco, que revolucionou a música brasileira como o primeiro compositor a escrever para violão solo no País. Durante a apresentação, no mês de maio, foi feita a gravação, em que Nasser abraça a música de João e do Nordeste, dando vez e voz ao cancioneiro composto pelo artista, assim como aos que o inspiraram e aos que por ele foram influenciados. “João Pernambuco – Coração do Violão” é, portanto, uma homenagem da cantora mineira Glaucia Nasser ao genial músico. Mas agora ela extrapola os limites do palco, com o vídeo na web e leva a arte do sertanejo de Bebedouro do Jatobá às ruas. Será um grande carnaval, para reverenciar “o poeta do violão”. Em frente ao Paço do Frevo, o Bloco da Saudade e a Orquestra do Maestro Oséas saudarão a primeira aparição do boneco gigante de João Pernambuco, calunga encomendado por Glaucia ao mestre Camarão, bonequeiro de Olinda.
O público será ainda brindado com um pocket-show do projeto com Glaucia Nasser cantando o pernambucano acompanhada pelos músicos Paulo Dafilin (violão), Cezzinha (sanfona) e Luidinho (sopro), enquanto trechos do audiovisual serão projetados em um grande telão. Diz ela:
“João Pernambuco é um dos grandes representantes dessa continental cultura nacional e uma inspiração para todos nós. Este projeto me toma o corpo, a alma, o espírito. Faz a gente se sentir verdadeiramente brasileiro. É ir à raiz do Brasil e dizer a todos nós o tamanho da nossa grandeza”.
Glaucia Nasser é cantora, compositora e narradora da riqueza cultural do País. Antes de João Pernambuco, ela dedicou um projeto à pianista, maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Já as homenagens ao pernambucano culminam com a apresentação do espetáculo “João Pernambuco – Coração do Violão” em 6 de abril de 2025, no Theatro Municipal de São Paulo, onde o músico se apresentou há mais de um século. O show inclui as mesmas 22 músicas que foram apresentadas na abertura do projeto, no TSI no primeiro semestre de 2024. São clássicos do próprio Pernambuco com parceiros como “Luar do Sertão”, “Sons do Carrilhão”, “Graúna”, “Cabocla de Caxangá”, “Graúna”, e também outras da MPB como “Coração Bobo” (Alceu Valença), “Ai que saudade d’ ocê” (Vital Farias), Numa sala de reboco (Luiz Gonzaga).
O projeto tem direção musical e arranjos assinados por Paulo Dafilin, direção artística de Julio Cesarini e realização do Instituto de Arte Popular João Pernambuco com coprodução da Fundação Brasil Meu Amor. O espetáculo que chega ao Youtube integra projeto que inclui o EP homônimo lançado pela cantora (ouça aqui), além de um documentário gerado a partir de uma expedição que buscou redescobrir o brasileiro que driblou analfabetismo e falta de recursos, migrou do solo seco e da cultura fértil do sertão para se consagrar na posteridade artística nacional como o “Poeta do Violão”. João Pernambuco trabalhava como ferreiro, mas sua vocação e paixão sempre foi a música. Foi, também, um vencedor, pois saiu de uma infância de pobreza para ser um artista nacionalmente reconhecido.
Veja um dos vídeos do Projeto “João Pernambuco – Coração do Violão”
Leia também
João Pernambuco (1883-1947) de Luar do Sertão ganha espetáculo no Recife
Um piano poe Pernambuco: Música clássica e grátis do Recife ao Sertão
Semana da música 2024 mobiliza 500 artistas no Conservatório
Edicação 2024de Concerto Sesc Partituras homenageia Maestro Duda
Josildo Sá, Leopoldo Nóbrega, Galo da Paz: ligações artísticas e afetivas com Tacaratu
Josildo Sá movimenta o Poço das Artes, no Poço da Panela, na noite dessa sexta-feira
Pátio de São Pedro: Dia de sextar com Josildo Sá
Forrozeiro bom e no samba de latada, Josildo Sá levanta a poeira no Tacaruna
Josildo Sá canta em todos os ritmos
Josildo Sá e Silvério Pessoa, o encontro do carnavial com a caatinga
Renata Rosa comemora os 20 anos do álbum “Zunido da Mata”
Lula Queiroga apresenta Capibaribum na Caixa Cultural
Cantautor no Teatro Santa Isabel com o show “Linhagens – Zeh Rocha 50 anos”
Zeh Rocha é homenageado na próxima edição do Sarau Boa Vista, no Largo de Santa Cruz
Casa de Dulcineia tem encontro “Vem cantar” com microfone aberto e Zeh Rocha como convidado
Pabllo Moreno faz show gratuito no Teatro do Parque
Conheça a cantora Dora Martins, 17 anos que lança seu primeiro álbum
Pabllo Moreno e a Gestação da Terra
Pabllo Moreno, do baião ao blues
oite promete: Cantores Almério e Martins no Teatro Guararapes
Martins brilha no rio sob o sol
Almério, Claudionor, Nonô, Nena Queiroga e Caboclinhos
Almério desempenha na Bahia
Desempenha, Almério, você vai longe
Almério e Silvério no Marco Zero
Almério é um absurdo
Música: Martins brilha no rio sob o sol
Arthur Philipe trocou a carreira camerística pela música popular
Geraldo Maia no Teatro do Parque
O Pirata José, de Bia e Alceu
Cesta de música: MPB,blacke lgbtqi+
Auto da Compadecida vira ópera
Música no Palácio atrai bikes e andantes
Maestro Spok é homenageado
Pernambucano divide palco com tabla de ZakirHuassain em Los Angeles
Diva Menner no Baião de Dois
Blues Jeans: Negro em cada canto mostra presença afro nas Américas
Capiba, gênio da música, ganha espetáculo em oito ritmos
Geraldo Maia canta Chico Buarque no Poço das Artes
Geraldo Maia canta e encanta no Poço das Artes
Geraldo Maia comemora aniversário : Pavão Misterioso e Lamento sertanejo
Poço das Artes: Geraldo Maia canta o Nordeste e Portugal
Os 60 anos de Geraldo Maia no Poço da Panela: “A minha história sou eu”
Geraldo Maia: voz e violão no Poço
Poço das Artes: Noel Rosa por Walmir Chagas esgota reservas e tem sessão extra no domingo
Geraldo Maia canta e encanta
“Tapioca com Shark” no Poço das Artes
Poço das Artes: jazz, mpb, música portuguesa
Orquestra Pernambucana de Clarinetes anima Poço
Blues no Poço da Panela
Contracantos e contraventos no Poço
Chorinho e jazz “nordestino” no Poço
Maísa e dois rodrigos: álgebra musical
Alceu Valença com sabor de vinho: La Belle de Jour
Biografia de Alceu Valença mostra 50 anos de estrada
Valencianas: Ingressos esgotados
Isadora Melo e Gonzaga Leal: “Insones intempestivos no Café Liberal”
Uana Mahin: “sou preta, negra e fera”
“Capiba pelas ruas eu vou” terá 14 apresentações em três teatros do Recife
SERVIÇO:
Glaucia Nasser lança o filme-espetáculo “João Pernambuco – Coração do Violão”
Dia 22 de novembro, às 18h, no Youtube (www.youtube.com/glaucianasser)
Lançamento no Recife:
Em frente ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, Recife Antigo
Dia 22 de novembro, às 19h30, acesso gratuito
Com Glaucia Nasser, Bloco da Saudade, Orquestra do Maestro Oséas e o boneco gigante de João Pernambuco
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Vinícius Campos / Divulgação
Vai ser maravilhoso!
Letícia, João Pernambuco nasceu em Tacaratu em nosso Pernambuco. Tocou com os maiores Músicos do Brasil, como Pixinguinha. A Música que o levou a ser respeitado foi Liar do Sertão, que recebeu do Maranhense Catullo da Paixão Cearense sua Poesia. e, de Luperce Miranda, Canhoto da Paraíba e Zé do Carmo ele alimentou todos os Violonistas do Brasil. Zé do Carmo que tocou como Músico de nossas Rádios e teve como um de seus Maiores Alunos o Saudoso e Virtuose o Henrique Annes também fazia de João Pernambuco seu ideário musical. Tive a honra de ser vizinho de Zé do Carmo e ainda criança o ver e ouvir tocar nas ruas Padre Floriano e Cristóvão Colombo onde ele morava no meu Amado Bairro de São José , um Gênio da Arte do Violão. Viva João Pernambuco, reconhecido Internacionalmente como um dos Maiores Violonistas do Mundo!!!
Luar do Sertão Música de João Pernambuco e Poesia de Catullo da Paixão Cearense ed
Glaucia é maravilhosa, vi o espetáculo que ela apresentou no Teatro de Santa Isabel. Virei sua fã. Hoje irei ao Paço do Frevo participar da festança, e ver o Boneco de João Pernambuco que ela encomendou para homenagear esse pernambucano que já nasceu músico. E que notícia boa saber que ela levará o espetáculo sobre João para o palco do Teatro Municipal de São Paulo. Viva Glaucia Nasser! Viva João Pernambuco!
Belo texto Letícia! Sempre fui um apaixonado pela arte e história de João Pernambuco. Ainda acho que o compositor deveria ser mais reconhecido pelo seu estado, pois até Vila Lobos se rendeu a esse músico fantástico. E de parabéns a Glaucia Nasser por essa homenagem.
Uma curiosidade é quanto a origem de João Pernambuco, porque a localidade de Jatobá, onde algumas fontes afirmam ter nascido o músico, só seria criada mais de um século depois, como distrito de Petrolândia, município fundado em 1909 e que, na década de 1880, era distrito de Tacaratu.
Sexta-feira com uma programação incrível! Oportunidade de ouvir o repertório desse pernambucano sensacional não tem preço !