Com o desmatamento cada dia mais frequente no Grande Recife, os bichos começam a invadir o espaço urbano. Há bairros reclamando da presença de timbus. Foi não foi, o Corpo de Bombeiros é acionado para recolher jacarés em áreas residenciais.
Preguiças aparecem em ambientes domésticos e até no asfalto. Essa semana, foi a vez de uma jiboia, que surgiu no bairro da Madalena, Zona Oeste da Capital. O animal foi resgatado perto de uma residência próxima ao Bompreço do Benfica, área bastante urbanizada.
A cobra foi entregue à Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh), por dois biólogos, André Maia e Richard Rasmussen. O primeiro pertence à TrilogiaBio, parceira da Cprh que faz resgate de animais silvestres e promove ações de educação ambiental.
Eles foram acionados por uma moradora do bairro, na manhã da terça-feira. O segundo está em visita ao Recife. Rasmussen já apresentou alguns quadros e programas em TV Aberta e na National Geographic Channel e também mantém um canal no YouTube. A cobra foi enviada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde passará por reabilitação para posterior reintrodução à natureza.
Leia também:
De bicicleta, com a jiboia amiga
Mais de 9 mil animais recolhidos em 2017
As trelas das preguiças
Preguiça resgatada no asfalto
Mais uma preguiça resgatada na rua
Timbu briga com perua por comida
Resgate de jacaré desorientado no mar
Jacarés “urbanos” voltam à natureza
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Cprh/ Divulgação