Jardim Secreto: união, força e resultado

Compartilhe nas redes sociais…

O Quem de hoje é para a turma da foto, e todos os voluntários que ajudam nessa história que vou contar. Nada tão certo como o velho ditado “a união faz a força”. Pois foi a união dos moradores do Poço da Panela que transformou um  terreno de 3.000 metros quadrados  em horta, pomar e jardim. Embora à margem do Rio Capibaribe, a área vivia abandonada e praticamente funcionava como um lixão, pois acumulava todos os tipos de detritos: metralhas, móveis velhos, até animais mortos. Acompanhei desde o começo a batalha do coletivo que decidiu recuperar o espaço, transformando-o em ponto de convivência e exemplo de cidadania. Assisti às primeiras reuniões, o primeiro mutirão, as discussões sobre o melhor uso do local. Vi os caminhões saindo de lá carregados de lixo. Estive na festa do primeiro aniversário. E voltei no domingo, para participar da festa com que o Jardim Secreto do Poço da Panela comemorou os dois anos de implantação.

De 2017 para 2019, a mudança é radical e contamina moradores de bairros vizinhos, que se oferecem para participar do voluntariado. Com o aproveitamento do terreno, chegaram apoios do poder público e também da iniciativa privada. Foi o caso da doação de equipamentos que serviram à última edição da Casa Cor, naquilo que foi considerado o “primeiro transplante urbano” do Recife. A doação incluiu: bicicletário, piso, bancos, hoje integrados à paisagem. Caso eles fossem comprados, os “jardineiros” teriam pago não menos de R$ 100 mil à Concrepoxi Artefatos. A doação foi intermediada pela Secretaria de Inovação Urbana do Recife.

E boa ação chama boa ação. Há, também, o caso de uma construtora que está implantando um empreendimento na Rua Marquês de Tamandaré. E que promete que o terreno dos fundos do condomínio, à margem do Capibaribe, funcionará como uma espécie de extensão do Jardim Secreto, se integrando não só à iniciativa dos moradores como aproveitando a bela paisagem ofertada pelo Rio Capibaribe que, mesmo poluído, não perde a beleza do seu sinuoso traçado natural. O Jardim Secreto tem, ainda, um outro aspecto que considero da maior importância: a integração entre as comunidades que ficam às margens do Rio Capibaribe.

De um lado, o bucólico, sofisticado, histórico e tradicional Poço da Panela. Do outro lado, comunidades populares (Cobocó, Skylab, Alto do Céu entre outras), formadas em sua maior parte por pessoas que vivem de biscates e que, tradicionalmente tinham no rio um meio de vida, coisa hoje difícil, devido à pesca, cada dia mais escassa. Um dos elos de ligação entre as duas comunidades é Pai, o barqueiro cuja renda vem dos passageiros que fazem a travessia do rio. A cada dia, o intercâmbio entre as duas comunidades é maior, inclusive com um saldo de eventos, realizados do outro lado do Capibaribe. Como o apoio levado a Dona Biu que, espelhada pela experiência dos moradores do Poço começou a fazer um jardim na comunidade onde reside. As gentilezas urbanas não ficam só nisso: já houve bazar solidário, oficina de culinária sustentável e outras iniciativas, do outro lado do Rio. Em compensação, na festa de comemoração dos dois anos do Jardim Secreto, a participação de Pai foi fundamental: ele trouxe não só o pau-de-sebo, como armou a fogueira com a qual foi encerrada a festa.

Confira o vídeo da festa realizada no domingo, no Jardim Secreto:

 

Leia também:
História do Jardim Secreto para crianças 
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço 

Texto e vídeo: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Jardim Secreto/ Divulgação

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores (507). Arboricídios às margens do Capibaribe

Parem de derrubar árvores (505). Duas degolas à margem do Capibaribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.