Jardim Secreto comemora dois anos

Compartilhe nas redes sociais…

Um dia após a realização do Festival Panela do Jazz, o bucólico bairro do Poço da Panela entra novamente em ebulição no domingo (7/7). É que uma festa ao ar livre celebra os dois anos da criação do Jardim Secreto. Na Zona Norte, é o mais bem sucedido exemplo de  apropriação e recuperação de área pública degradada, por  iniciativa da própria comunidade.

É que o chamado Jardim Secreto – hoje transformado em área verde e de convivência – funciona em um terreno de 3000 metros quadrados, à margem do Rio Capibaribe, onde antes só existia abandono, despejo indevido de lixo, desde o orgânico até metralhas e outros restos de construção. O terreno fica na parte posterior de condomínios de luxo e só servia para criatório de ratos, insetos e até de ponto de encontro de desocupados mal intencionados das redondezas. Hoje tem bancos, gramado, pomar, horta e jardins.

Banquinhos e piso utilizados no Jardim Secreto, no Poço da Panela, são resultado de primeiro “transplante urbano”

O Jardim Secreto fica no final da Rua Marquês de Tamandaré, por trás do Condomínio Vila Pasárgada. Cansados de ver o terreno se degradando e observar a margem do Capibaribe virando montanha de lixo, os moradores se uniram e colocaram mãos à obra. Limparam o  terreno e começaram a transformá-lo em um jardim. Logo, chegou apoio do poder público, via Emlurb, com a retirada, pasmem, de nada menos de 18 caminhões de lixo. A iniciativa cresceu, e ganhou até a simpatia de outros bairros.  No ano passado, foi alvo do primeiro transplante urbano do Recife, recebendo de “herança” bancos, bicicletários e outros equipamentos da última edição da Casa Cor.

Também já é oficialmente reconhecido como Jardim Secreto, através de projeto apresentado e aprovado na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Jaime Asfora (PMDB), um dos simpatizantes da iniciativa. A Festa é aberta ao público. E tem início às nove da manhã (com uma surpresa). Depois vêm: aula de Yoga (pela Integralle Academia), às 10h; Feira Livre do Poço, com comercialização de cervejas artesanais, comidinhas, artesanato e DJ Vitrola (11h); brincadeiras para crianças (13h); Capoeira Meia Lua Inteira, pela Associação de Capoeira (14h); Forró de Chão Batido (15h); Coco de Roda com a Banda Arca Cabocla (16h);  fogueira (18h), Forró do Regente Joaquim (19h); e quadrilha (20h). O acesso é gratuito. Rola algum dinheiro para venda de comidas, bebidas, artigos pessoais. Haverá brincadeiras tradicionais que remetem às quermesses, como o pau de sebo, jogo de argolas e pescaria para crianças. Vamos?

Leia também:
História do Jardim Secreto para crianças 
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço 

Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores (507). Arboricídios às margens do Capibaribe

Parem de derrubar árvores (505). Duas degolas à margem do Capibaribe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.