Jardim Botânico tem produção de mudas afetada pela pandemia

Compartilhe nas redes sociais…

Ele é tido como um dos melhores do Brasil e é considerado o melhor do Nordeste. Enganam-se, no entanto, aqueles que pensam que o Jardim Botânico do Recife é um lugar só de lazer para visitantes. Entre suas muitas funções, estão a educação ambiental, a pesquisa, a produção de mudas e contribuição para a preservação da Mata Atlântica, na qual  está inserido. A produção de mudas, no entanto, não é grande, pois a capacidade anual do seu viveiro é de 1.200 plantinhas, o que não chega a ser muita coisa para uma cidade com as necessidades do Recife, onde a política arborização não chega a ser um primor. O #OxeRecife torce para que essa produção seja maior.

Até porque as mudas do JBR se destinam não só ao consumo interno, como também à arborização urbana. Portanto, quanto mais mudas, melhor. Porém,  as coletas no primeiro semestre de 2021 foram bastante prejudicadas, devido à pandemia. As  mudas que o JBR conseguiu produzir, cerca de 800, foram resultantes de sementes coletadas no final de 2020 e de outras que foram recebidas do Centro de Tecnologias Estratégicas para o Nordeste – Cetene (para engorda). No viveiro, atualmente há mudas de 29 espécies,  pertencentes a dez famílias botânicas, incluindo pau-brasil, ipês, sibipiruna, pau-ferro, pau-de-jangada, todas nativas da Mata Atlântica.   Nesta semana, foram plantadas 25 mudas de três. São elas: a Banana-do-papagaio (Himathatus bracteatus), o genipapinho (Tocoyena brasiliensis) e a jabuticaba do Cerrado (Eugenia bimarginata). 

De acordo com a engenheira florestal e analista do JBR, Ladivânia Nascimento, o trabalho de recomposição de floresta deve acontecer durante o inverno, no período das chuvas, que em  Pernambuco ocorre de maio a julho. Ela diz que  a ação se torna mais econômica, uma vez que dispensa o gasto com irrigação.  No JBR se desenvolvem pesquisas como a reintrodução de bromélias ao seu ambiente natural. E embora situado em área de Mata Atlântica, o JBR possui oito jardins temáticos: jardim dos biomas, palmeiras, bromélias, flores tropicais, cactus, plantas medicinais, orquídeas e jardim sensorial.

Leia também
Jardim Botânico do Recife inaugura Arena Arbo e recebe seu oitavo jardim temático
Isolamento: Jardim Botânico virtual
Olha! Recife tem programação verde
Jardim Botânico revela vida das aves
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica 
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Trilha ecológica para pais e filhos
Trilha cega com lápis semente
A caatinga no Jardim Botânico
A trilha cega e o rap da natureza
Feriadão: trilha cega e oficina de mudas e hortas
Ecoférias começam no Jardim Botânico
Cozinha sustentável no Jardim Botânico
Jardim Botânico amplia serviços

Aprenda a fazer adubo entre os sons da natureza

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / JBR / Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.