Itamaracá: carnaval em homenagem ao poeta Marcus Accioly.

Depois de virar nome de Praça, em Itamaracá, Marcus Acciolly é o homenageado do carnaval daquela ilha, no Litoral Norte, onde o poeta passou os últimos anos de sua vida, em companhia da mulher, Glória Dalla Nora (de verde, na foto).

Ela tem dedicado boa parte do seu tempo para preservar a memória do companheiro que, por muitas vezes, cantou a ilha em prosa e verso. Em fevereiro, ela inaugurou uma praça na praia do Forno da Cal, que ganhou o nome de Accioly, por decisão da Câmara Municipal de Itamaracá. A praça ocupa o espaço de um terreno que era degradado e vivia com lixo. Hoje possui árvores e plantas decorativas.

 

Em 2019, a Prefeitura de Itamaracá decidiu homenagear Marcus Accioly na folia momesca. Por esse motivo, os elementos decorativos da festa possuem a foto do poeta, e também trechos de seus escritos alusivos à Ilha. “Planeta do Jaguaribe, da onça-pintada, do albatroz que voa acima da tempestade lunar”, diz uma das peças,  com referência a uma das praias mais famosas de lá, e onde reside uma de suas personagens mais icônicas de  Pernambuco: Lia de Itamaracá, a cirandeira.

Em outra peça, nova referência a Itamaracá: “Planeta-Ilha ligado por uma ponte somente – cordão umbilical – do Planeta ao Continente”. Também há referência ao verde: “A Ilha de Itamaracá possui da terra os mais belos pomares”.  Marcus Accioly nasceu em 1943 e morreu em 2017, na ilha que escolheu para morada e para produzir seus versos. Entre os livros do poeta estão: Latinoamérica, Cancioneiro, Narciso, Ode ao Vinho, Érato: 69 poemas eróticos Ele era da Academia Pernambucana de Letras.

Leia também:
Itamaracá tem “Praça do Poeta” que cantou a ilha em prosa e verso
Fragata com asa quebrada resgatada em Itamaracá

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.