Ideias para um Recife mais sustentável

Compartilhe nas redes sociais…

Está aberta a temporada de caça a boas ideias sobre o tema Cidades Inteligentes e Sustentáveis, aliás, como todos gostariam que fossem as nossas, aquelas que escolhemos para morar e para viver. Então, se você tem uma boa ideia para melhorar a sua cidade, vá em frente. E não é preciso ser urbanista para fazer a proposta. Você pode ser cientista, educador, comunicador, artista, ativista, biólogo, engenheiro, mestre em cultura popular, criança, jovem, adulto. É que o Inciti/Ufpe acaba de lançar chamada para intervenções urbanas e atividades de reflexão e formação, para compor a programação do Festival REC’n’Play, cujas sessões livres acontecem no Bairro do Recife,entre os dias 1 e 2 de dezembro de 2017.

Sua ideia pode valer para melhorar qualquer cidade, mas terá que ser executada aqui, na capital de Pernambuco. Entre aqueles dias, você pode apresentar sua proposta, para iniciativas como debates, apresentações artísticas, oficinas, workshops, laboratórios, prototipagem.  “A chamada pública é ampla e aberta para qualquer pessoa interessada em promover a reflexão sobre questões urbanas e apresentar soluções para que as cidades se tornem melhores e mais sustentáveis”, informa o Inciti. Os interessados devem submeter as propostas até 23 novembro de 2017, por meio do formulário bit.ly/sessoeslivres. As sessões livres terão o próprio Inciti como curador.

Na prática, a ação é uma continuidade à programação do Campus de Pensadores Urbanos, iniciativa de rede de pesquisadores da Ufpe, em parceria com a ONU/ Habitat. As intervenções urbanas e atividades de formação podem ser nas mais diversas formas de expressão, seja de artes visuais e urbanas, culinária, saúde e bem-estar, esporte e lazer. O resultado da seleção será divulgado no dia 27 de novembro de 2017. Interessados em mais informações podem entrar em contato com o INCITI pelo email info@inciti.org. O festival é realizado pelo Porto Digital, em parceria com o Grupo Duca e a Ampla Comunicação. O evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Inciti/Ufpe, em 2015. Acontece entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, no Bairro do Recife. E o tema é Águas: Caminhos para a Sustentabilidade. Super oportuno. É só olhar para os nossos rios e canais que, um dia, já foram riachos cristalinos.

Para os que não sabem, o REC’n’Play é um festival de experiências digitais criativas, com eventos de educação, entretenimento e negócios. O objetivo é promover conexões com a cidade e deixar um legado para os participantes, com consequências práticas no cotidiano das escolas, startups, empresas públicas e privadas. Já o Incit – Pesquisa e Inovação para a Cidade é um grupo transdisciplinar de pesquisa da Ufpe, que acredita na capacidade do cidadão mudar sua cidade. Entre seus trabalhos mais famosos encontra-se o Jardim do Baobá e o Parque Capibaribe (este ainda em implantação), ambos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura.

Leia também:

Sementes que brotam na Zona Norte
História do Jardim Secreto pra crianças
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Casa Amarela cada vez mais cidadã
O exemplo do Morro da Conceição
Ocupar para não degradar
Flores para o Rio Capibaribe
Santuário se veste de azul e branco
Cidadãos de primeira e segunda classe.
Parem de derrubar ávores (65)
Um Brasil de rios sujos 
Parem de derrubar árvores (45)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Matia Alice Lemoine/Divulgação/Inciti

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.