Hospital Veterinário passa a atender animais silvestres (só os legalizados)

Compartilhe nas redes sociais…

Animal silvestre – papagaio, passarinho, periquito, jabutis, preguiças, saguis, araras, cobras entre outros – não devem viver em cativeiro, mas sim na natureza. Há, no entanto, quem goste de manter esses animais em casa, como pets de estimação, o que configura crime ambiental. Exceto se a propriedade do bichinho for legalizada.

E agora, quem tem um , nessas condições, já pode contar com atendimento veterinário gratuito. É que a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais – SEDA, decidiu ampliar os serviços do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), que passa a atender animais silvestres a partir dessa segunda-feira (16/11). Mas atenção, você só tem atendimento garantido para o seu bichinho se ele estiver em situação regularizada. Ou seja, possuir documentação que comprove o licenciamento de órgão ambiental para ter o animal em casa.

O HVR  foi inaugurado em 2017. É o primeiro do Norte/ Nordeste a atender gratuitamente animais domésticos.  Desde então, já realizou mais de 85 mil procedimentos, incluindo 7.100 cirurgias, 20 mil castrações e atendimentos ambulatoriais. “Agora, contamos em nossa equipe com veterinário especializado em animais silvestres”, afirma Carlos Augusto Steinen, Secretário Executivo dos Direitos dos Animais.

Assim, lembra ele, o HVR  poderá prestar atendimento para tartarugas, pássaros, jabuti, preá, cobras, saguis (foto menor).  O atendimento para animais silvestres será realizado apenas das 7h às 13h e não precisa de agendamento. Mas o HVR funciona até às 18h.  Esse mês volta a marcar de consultas eletivas para cães e gatos, pelos telefones (81) 3224-3020, 3446-9126, 3446-6201. Esses serviços estavam suspensos devido à pandemia.

A SEDA informa que  as dependências do hospital vêm recebendo sanitização diária contra o novo coronavírus. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade e funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. Até o momento, a SEDA realizou cerca de 35 mil castrações, sendo mais de 20 mil só no HVR.

Leia também:
Temendo gavião, aposentada entrega  papagaio de estimação à Cprh
Dê cá o pé meu louro
Timbu: Amor em tempo de coronavírus
Timbu dá cria em motor de carro
Pandemia: Minha vida com os saguis
Trabalho de parto: cesariana para sagui
O lado humano dos macacos
Sérgio: Seis horas para salvar sagui
Fauna Urbana: Dona Noêmia e o jacaré amigo no Açude de Apipucos
Pintor ameaçado salvo por Edivânia
Fauna silvestre cada vez mais urbana
Francisco, o bem-te-vi que caiu do ninho
Solange e Kátia salvam iguanas
Animais mutilados ganharão próteses em 3D
Jabutis trintões vão voltar à natureza
Jabutis: Superstição e entrega
Prótese de casco em 3D salva jabuti
Como entregar seu bichinho silvestre
Pandemia: Vacinação anti-rábica de casa em casa para bichanos e caninos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Acervo / #OxeRecife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.