Homenagem para Capiba na quarta,29: palestra, expô de fotos, HQ e concerto

Compartilhe nas redes sociais…

Um dos maiores nomes da música popular brasileira, autor de mais de 300 composições – e que, além de grandes sucessos, nos deixou um acervo de 10 mil partituras e 4 mil fotografias, Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997), ganha homenagem à altura, na noite do dia 29 de outubro, para assinalar a passagens dos 121 anos  do seu nascimento. O evento está marcado para 19h da quarta-feira, na Livraria Jardim, com acesso gratuito. Vai ter palestra, exposição digital, lançamento de HQ sobre o compositor e até apresentação musical. A Livraria Jardim fica na Avenida Manoel Borba, 292, na Boa Vista.

 A iniciativa é do Instituto Capiba @projetocapibaoficial, que foi criado para preservar a memória e o acervo do artista. A programação começa com a palestra “Capiba 121 Anos – Preservação e Difusão”, em que a diretoria do Instituto apresenta um panorama da trajetória do compositor e as iniciativas em curso para manter viva a sua memória. Em seguida, será exibida a mostra digital “Capiba em Imagens – 1904 a 1997”, composta por fotografias históricas do acervo pessoal do artista, agora digitalizadas e projetadas em telão. O público também poderá conferir o lançamento da HQ “O Carnaval de Capiba”, que traduz para os quadrinhos o universo poético e musical do compositor. A obra reúne histórias assinadas por Benné Oliveira, Bruno Alves, Eron Villar, Fábio Paiva, Helô D’Angelo, Luciano Félix, Melisandret e Thaís Kisuki. No final, apresentação da Camerata Capiba, pelo Conservatório Pernambucano de Música.

O concerto será especial, com frevos e outras composições marcantes, unindo o erudito e o popular. Nascido em 28 de outubro, Capiba é autor de mais de 300 composições e considerado o maior nome do frevo, mas também deixou marcas em gêneros como samba, valsa, ciranda, baião e maracatu, tendo sua música gravada por grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Luiz Gonzaga, Clara Nunes, Alceu Valença, entre outros.

O seu acervo reúne documentos, partituras, fitas, fotografias, gravações que hoje compõem uma das mais importantes fontes de pesquisa da música pernambucana, além do seu piano alemão onde compôs boa parte de suas canções. Em 2025, o Instituto Capiba intensificou o trabalho de salvaguarda do patrimônio, digitalizando quatro mil fotografias em parceria com a CEPE e promovendo a campanha “Numa mulher não se bate nem com uma flor”, de enfrentamento à violência contra a mulher, que recebeu Voto de Aplauso da Câmara Municipal do Recife. Agora, o público poderá acompanhar de perto novas ações de difusão cultural. É  só acompanhar a programação especial dos 121 anos do músico.

“Capiba é um patrimônio da música brasileira. Nossa missão é garantir que sua obra continue inspirando novas gerações e dialogando com os desafios contemporâneos, como a luta contra a violência de gênero e a valorização da cultura popular”, destaca Amaro Filho, diretor do Instituto Capiba (na foto superior, com outros integrantes do IC).

Leia também
Governo de Pernambuco corre para entregar Casa de Capiba em outubro
Tombada e abandonada na gestão passada, casa de Capiba vai ser restaurada
 Capiba 120 anos: compositor ganha instituto para preservar sua herança
Cala a boca menino, de Capiba, vai virar campanha contra o feminicíio
Carnaval, cinco séculos de história
Show com repertório de dois monstros sagrados da MPB: Capiba Caymmi
Gonzaga Leal: Repertório de Capiba (de tantos ritmos) em show e CD
Lula Queiroga  apresenta Capibaribum
Janeiro de Grandes Espetáculos tem “Capiba pelas ruas eu vou”
“Capiba, pelas ruas eu vou” tem homenagem a Ruth Rosembaum (1935-2023) e a Spok
“Capiba pelas ruas eu vou” volta aos palcos com duas apresentações, no Teatro do Parque
“Capiba,pelas ruas eu vou” terá 14 apresentações em três teatros do Recife até julho
“Capiba, pelas ruas eu vou”  volta ao palco do Teatro Santa Isabel no fim de semana
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba,o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança Coleção Capiba: sustentabilidade
Sucesso leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Quebrando Tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Mulher faz regência inédita na história da Orquestra Sinfônica do Recife:Missa Armorial
Trinta artistas em leilão beneficente promovido pela Galeria Terra Brasilis para o Aria Social
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Carnaval: Cinco séculos de história
Governador desapropria casa de Capiba
Capiba das Artes no Sesc
Aria Social: Cantata linda e produtos para antecipar compras de Natal no IRB
Concerto de Natal 2024 no Instituto Ricardo Brennand. Ingressos à venda 
Fenearte: Antecipe suas compras de Natal na Casa de Maria, do Aria Social
Aria Social faz espetáculo natalino no domingo
Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança coleção Capiba, de olho na sustentabilidade

Serviço
Capiba 121 Anos – Preservação e Difusão
Quando: Quarta-feira, 29 de outubro, a partir das 19h
Livraria do Jardim – Av. Manoel Borba, 292, Boa Vista, Recife – PE
Entrada franca
Realização: Instituto Capiba (Instagram : @projetocapibaoficial )
Apoio: Livraria do Jardim e Conservatório Pernambucano de Música 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo Instituto Capiba  e Léo Caldas

Continue lendo

Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto e homenageia Maestro Duda

Aos cem anos, o Madeira do Rosarinho é homenageado no carnaval 2026

Governo de Pernambuco corre para entregar casa de Capiba em outubro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.