Todos os anos, voluntários juntam tecidos, linhas, tesouras, fitas, rendas e bordados. E, durante meses, confeccionam corações, muitos corações (foto). Com carinho, com amor. Depois, ganham as ruas, naquela que é chamada a Ação do Coração, uma mobilização que começou no Brasil e que atualmente acontece em 17 países, com o objetivo de despertar bons sentimentos nas pessoas: carinho, amor, solidariedade, altruísmo. Ao longo de oito edições, nada menos de 995 mil corações já foram distribuídos no mundo. Mas com a pandemia, o evento será todo virtual em 2020. Como virtuais, serão os corações distribuídos. A Ação do Coração ocorre neste domingo, 2 de agosto, a partir das 11 horas. E se estende até 17h.
A festa promete ser tão linda, quanto a que geralmente ocorre com os voluntários ganhando as ruas, para distribuir os corações. No Recife, a ação geralmente ocorre à altura da Praça do Derby, onde pedestres e motoristas recebem os presentinhos. Foi assim, no ano passado, com a distribuição de 40 mil corações, 10.000 a mais do que em 2018. Mas hoje, todo mundo vai poder acompanhar a mobilização, sem sair de casa. O tema é Um Meio de Amar e Ressignificar o Ambiente. Como ocorreu em 2019, o cartaz da Ação é assinado por Jota Borges, nosso grande artista popular, mestre da xilogravura. Em 2020, a Ação do Coração contará com vários convidados. Entre eles, a cantora Elba Ramalho, o cartunista Maurício de Souza, a Orquestra GPA (sob a regência de Daniel Misuk), Maestro Spok e a cantora Nádia Maia.
Nos links abaixo, você tem mais informações sobre a Ação do Coração, como e porque surgiu. E veja o vídeo preparado de convite da Festa, que vem sendo divulgado pela OAF-Recife:
Leia também:
Recife tem Ação do Coração
Muito amor na Ação do Coração
O amor em 30.000 corações no Recife
Ação do Coração na volta às aulas
Com o coração se faz uma canção
Enterrem meu coração na curva do rio
A história do menino que queria processou os pais por ter nascido
O Sertão no coração de pedra
Serviço:
O quê: Ação do Coração
Quando: domingo, 2 de agosto
Horário: das 11h às 17h
Onde: no YouTube da Ação do Coração (youtube.com.acaodocoracao)
Quem promove: Fundação Eduardo Furkini e entidades parceiras, como OAF (Organização do Auxílio Fraterno), Instituto GPA, Orquestra Instituo GPA, Prefeitura de Santos
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto e vídeo: OAF/ Ação do Coração / Divulgação
