Hoje é dia de tucano?

Compartilhe nas redes sociais…

Essa semana pode não ter sido boa para certo tipo de tucano, daqueles que, depois de “raposas”, viram ave de rapina, lá por Brasília. E cujo nome nem preciso dizer. Mas para dois tucanos de verdade, com linda plumagem, que viviam presos aqui em Pernambuco, a liberdade está mais próxima. É que duas aves, conhecidas como tucanuçus, foram apreendidas em Olinda. E serão posteriormente repatriadas para seus locais de origem.

A lei é bem clara: manter animal silvestre em cativeiro é crime. A não ser que o estabelecimento onde os animais estejam tenha licença oficial, com uma boa justificativa para funcionar legalmente. Mas mesmo assim, ainda há quem teime em manter animal silvestre em casa. O proprietário do bicho responde a inquérito e ainda paga multa.

O bom nisso tudo é que a população está se conscientizando da importância de defesa da natureza, e vem fazendo denúncias anônimas aos órgãos competentes. Esta semana, agentes da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (da Polícia Civil) entregaram dois tucanos – lindos! – à Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh). As duas aves estavam em residência, no bairro dos Bultrins, em Olinda.

Os tucanos foram recuperadas devido a uma denúncia anônima encaminhada à Secretaria de Defesa Social. E mesmo com tantas broncas para resolver – homicídios, crimes contra o patrimônio, violência contra a mulher – a SDS não deixou barato. Mandou buscar os dois bichos. Eles já se encontram no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde passam por processo de reabilitação e serão muito bem tratados. Depois, serão repatriados às suas regiões de origem, para que sejam devolvidos à natureza. Os dois tucanos são da espécie tucanuçu, também conhecida como tucano-toco (Ramphastos toco).  Eles são tidos como os maiores tucanos, e ocorrem na Amazônia e no Brasil Central.

Leia também:
Quase 6000 aves resgatadas em 2017
A festa da Maria Mulata
Canários da terra apreendidos
Oferta de R$ 500 por um gavião  bebê
Respeite o faxineiro da natureza 
Torneio clandestino de canto de curiós
Cprh desmonta rinha de galos de briga
Cipoma destrói rinha de canários

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ Cprh

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.