História do Jardim Secreto Para Crianças

Compartilhe nas redes sociais…

Quem não sabe, é bom saber. Era uma vez um terreno abandonado, à beira de um rio chamado Capibaribe, palavra que, na linguagem dos nossos ancestrais, quer dizer Rio das Capivaras, animais cada vez mais raros na nossa paisagem. O terreno tem 3 mil metros quadrados e vivia coberto de lixo, metralhas, tocos de árvores. Um dia, os moradores de um bairro chamado Poço da Panela, decidiram colocar fim àquela sujeira, igual à  que ocorre em tantos outros terrenos à beira do Rio.

Grupo de moradores do Poço da Panela pegou no pesado para implantar o Jardim Secreto, que hoje faz festa de tarde.

Um rio, que no passado, foi fonte de alimentos para a população que não tinha emprego nem renda. Ele era generoso, com seus peixes – camorins, carapebas, saúnas entre outos – e muita gente dependia dele para se alimentar. O rio era, ainda, farto em ostras e caranguejos, que viviam pelos seus manguezais. Mas o homem foi construindo o Recife sem cuidado e passou a poluir o rio. A cidade inchou, e só 30 por cento de sua população tem esgoto. Tanto as classes abastadas quanto a que mora em barracos, jogam ali os seus dejetos.

O rio foi sendo, assim, prejudicado. Também começaram a fazer casas, edifícios, condomínios, tudo de costas para ele. Como se ele fosse o quintal do mundo, com terrenos que iam virando um lixão. No Poço da Panela, também era assim. Até que os moradores decidiram dar um exemplo de união e cidadania. E resolveram limpar o terreno e construir, ali, um Jardim Secreto. Secreto, porque poucas pessoas conheciam o lugar. A não ser os que dependem da travessia, feita de barco. Pois o Jardim Secreto virou uma realidade. Ainda não está pronto, mas já virou motivo de comemoração, com o terreno limpo (com a solicitada e atendida ajuda da Prefeitura), ganhou poço para irrigação, jardins, hortinhas e está ficando um primor.

Flores e hortaliças começam a brotar, onde antes havia metralhas, lixo e até bichos mortos. Agora a área orgulha o bairro.

As pessoas que costumavam jogar lixo no lugar, agora ficam com vergonha de sujar o Jardim Secreto, tão bonito, e tão cheio de energia positiva e boas intenções. Hoje, a partir das 14h, o Jardim Secreto já vai ser motivo de comemoração.  Vai ter contação de histórias, bolhas gigantes, Projeto Orquestrando.  A festa é para crianças e adultos. O endereço é  seguindo a Rua Marquês de Tamandaré, até à margem do Capibaribe. A festa vai reunir moradores do Poço da Panela, e de comunidades como a do Cabocó e do Caiara, que ficam do outro lado do Rio. A iniciativa da Associação de Moradores e Amigos do Poço da Panela (Amapp) serve para mostrar a adultos e crianças que não é preciso esperar só pelo poder público para iniciativas que contribuam para humanizar uma cidade. Viva o Poço da Panela e o Jardim Secreto. E que outros bairros à beira do Rio mirem-se no seu exemplo.

Leia também:
Em busca do Jardim Secreto
Jardim Secreto a todo vapor no Poço
Mutirão do Jardim Secreto é hoje
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Praça renovada no Poço da Panela
Parem de derrubar árvores (53)

Serviço:
Conhecendo o Jardim Secreto
Quando: hoje, a partir das 14h
Onde: final da Rua Marquês de Tamandaré, à margem do Rio Capibaribe, Poço da Panela.
Acesso: gratuito
Horário: a partir das 14h
Atrações: contação de história, bolhas gigantes, Projeto Orquestrando

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação no WhatsApp / Jardim Secreto

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores (507). Arboricídios às margens do Capibaribe

Parem de derrubar árvores (505). Duas degolas à margem do Capibaribe

2 comentários

    1. Lindo ainda não é,mas está ficando. Porque fica em local privilegiado, à margem do Rio Capibaribe. E hoje é um local limpo, com plantas. Antes era área de descarte de lixo e entulhos. Uma bela história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.