Graças contra motosserra oficial

Viva à Associação de Moradores das Graças. É que os residentes no bairro começam a se mobilizar, via redes sociais, para evitar que as árvores do bairro sejam vítimas da motosserra insana que tem acometido as ruas da nossa cidade. Como vocês têm conhecimento, o Blog #OxeRecife está com uma campanha contra o que vem ocorrendo no Recife, que se transformou na capital nacional dos toquinhos. Não há rua, onde não haja um “tamborete” daquilo que já foi árvore um dia. Em 2017, o #OxeRecife passou a documentar as árvores “assassinadas” ou que foram vítimas de tentativa oficiais de “homicídio”.

Estamos fazendo esse inventário, com data do registro, foto e endereço. No final do ano, pretendemos divulgar o resultado da nossa pesquisa, feita andando pelas ruas. Ou que é resultante, também, de denúncias que nos são enviadas. Nós nos apropriamos de uma pichação que começou surgir nas ruas do Recife “Parem de derrubar árvores”, para  caracterizar a nossa indignação com o que ocorre aqui. Como repórter já andei por muitas cidades, e como turista, também. Inclusive no exterior. Mas nunca vi tanto toco, como aqui no Recife. Não é à toa, que os recifenses passaram a usar a hastag  #GeraldoMãosDeTesoura, para denunciar a situação.

A preocupação mais recente vem do bairro das Graças, onde os moradores receberam um comunicado de Carlos Vidal, Diretor Executivo de Praças, Parques e Áreas Verdes da Emlurb. Ele informa que no próximo sábado, a Rua da Amizade estará interditada para poda, a partir das 8h. Os serviços abrangerão o trecho que vai da Avenida Rui Barbosa à Rua das Pernambucanas. No Facebook, os residentes na área temem as consequências. E se organizam para fiscalizar o trabalho. Pedem a presença da imprensa, e prometem até faixas e cartazes que “ajudam nessa pressão”.

Veja o tom dos comunicados, que refletem bem uma preocupação que os recifenses têm hoje. “Caros vizinhos das Graças, e em especial os daí da Rua da Amizade. Vocês estão sabendo que GeJu Mãos de Tesoura e sua turma da poda radical estarão aqui no sábado a partir das 8h da manhã? Dado o histórico recente dessa operação acho que é importante que acompanhemos o trabalho o mais próximo possível”, alerta Daniel Costa Lima. Paula Melo reconhece ser necessária poda, mas teme pelos exageros.

“Já teve uma na rua, não tem muito tempo, que desfigurou a paisagem”, acusa Paula. No Blog #OxeRecife já estamos na edição 15, de posts com o apelo “Parem de derrubar árvores”, com documentação farta sobre esse “genocídio” oficial, sem explicação nem justificativa no Recife e que só contribui para aumentar, mas ainda, a temperatura da cidade.  O último caso postado foi na Rua Gomes Coutinho, no bairro da Tamarineira. Caso vocês queiram mais informações sobre o histórico de árvores “assassinadas”, é só acessar o oxerecife.com.br. E estamos aí para defender nossas verdes e silenciosas “vítimas” da motosserra e os interesses da população recifense.

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.