Demorou, mas está chegando ao fim a novela das 605 pessoas do Silver Shadow, que está retido no porto do Recife. O Governador Paulo Câmara (PSB) finalmente conseguiu concluir o processo de retorno dos turistas do navio. A operação de traslado de 205 ocupantes do navio Silver Shadow, de bandeira das Bahamas, começa daqui a pouco. A embarcação se encontra em quarentena no Porto do Recife desde o último dia 12 de março. Outras 400 pessoas serão deslocadas nos próximos dias, segundo nota oficial divulgada pelo Palácio do Campo das Princesas. A operação de hoje terá uma parte realizada à tarde e outra à noite. A primeira (às 15h45) removerá 25 pessoas. A outra (prevista para 20h) levará 180. Os turistas serão conduzido até o Aeroporto, sob forte esquema de segurança. De lá, seguem para seus países, após muitas negociações com as respectivas embaixadas.
A parte restante segue depois. A embarcação ficou retida, depois que dois passageiros deram positivo para o Covid-19. No momento, nenhuma das 205 pessoas apresenta qualquer sintoma de doença infectocontagiosa. Há 120 profissionais de órgãos federais, estaduais e municipais, além da administradora do terminal aéreo e da empresa responsável pela embarcação, a Silversea Cruises. Ao todo, estão mobilizados cinco ônibus e três caminhões de carga. O primeiro contingente a deixar o navio o fará em uma operação que terá três etapas. A primeira fase se dará ainda no próprio Porto no bairro do Recife, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizará avaliação clínica dos ocupantes. Também acontecerá no navio todo o trâmite de imigração, para que o posterior embarque na aeronave tome o menor tempo possível.
O primeiro grupo de 25 pessoas entrará no ônibus que os encaminhará ao aeroporto. O veículo estará devidamente higienizado, e o motorista contará com todo o equipamento de proteção individual. As bagagens, por sua vez, serão levadas em caminhão de carga, também seguindo todo o protocolo de desinfecção determinado pelas autoridades sanitárias. Durante todo o percurso, já simulado anteriormente, os veículos terão escolta e batedores para liberar o caminho, que deverá durar entre 12 e 15 minutos. Por fim, a terceira e última etapa da operação diz respeito ao embarque no Aeroporto Internacional do Recife. Os ônibus e caminhões vão entrar diretamente na pista para seguir em direção à aeronave, posicionada de forma estratégica. Trata-se de um táxi aéreo, fretado pela empresa de cruzeiros proprietária do Silver Shadow em parceria com embaixadas e consulados dos países de origem dos passageiros e tripulantes do navio.
As primeiras 25 pessoas embarcam com destino a Santiago, capital do Chile. Parte dessas pessoas viajará, de lá, para a Austrália e a Nova Zelândia. Às 20h, inicia-se o deslocamento do segundo comboio, com repetição das três etapas da operação, desta vez com 180 ocupantes da embarcação, entre britânicos e cidadãos de outras nacionalidades. O voo tem como destino o Reino Unido e Europa, que adoraram as providencias, por meio de suas embaixadas, junto à empresa de cruzeiros e autoridades brasileiras. Os outros 400 tripulantes e passageiros permanecem em quarentena dentro do navio, no Porto do Recife, aguardando a conclusão das negociações entre embaixadas, consulados e a Silversea Cruises. No total, as 605 pessoas que estão no Silver Shadow desde a semana passada são de 18 nacionalidades.
Leia também:
Fecham a partir de sábado: shopping centers, bares, salões de beleza, etc
Cultura roída pelo coronavírus
Câmara quer suspender cortes de água e luz
Questionada a merenda do coronavírus
Coronavírus traz fantasma da fome
Pandemia: Igreja em quarentena
Aulas suspensas a partir de 18/3
Coronavírus: sete casos em Pernambuco e povo sem direito a futebol em campo
Recife quase parando devido ao corona
Brasil, Recife, pandemia e eventos
Corona vírus, fantasia e polícia
Colabore com o Fazendo Acontecer
Nóis sofre mais… nóis goza
Nóis sofre mais nóis goza é só folia
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / SEI