Gisela Abad comemora 50 anos de profissão com o livro “Um leão na paisagem”

Compartilhe nas redes sociais…

A designer pernambucana Gisela Abad, da 2Abad, está comemorando meio século de profissão em grande estilo. É que no sábado (31/8) ela comanda a abertura de um duplo evento: o lançamento do livro “Um Leão na Paisagem”, e inaugura exposição sobre a surpreendente trajetória do “Leão do Norte” em Pernambuco. Tudo a partir das 13h, no Museu da Cidade do Recife, que funciona no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, área central da cidade.

Com várias premiações no currículo pelo seu trabalho de criação de identidades visuais, Gisela sempre teve um carinho especial pelo projeto gráfico de livros, atividade que tomou gosto desde os tempos que trabalhou como designer do Departamento de Editoração da Fundação Nacional Pró-Memória, então chefiada por ninguém menos que Aloísio Magalhães (1927-1982), considerado o precursor o design gráfico brasileiro. Desde então, já são mais de 170 livros que ela assina capa e projeto gráfico, normalmente de outros autores.

Gisela Abad já fez capas e projetos gráficos de 170 livros, mas lança o primeiro de sua autoria no sábado, 31

Algumas vezes, atuou como coordenadora ou idealizadora de publicações, como aconteceu com “Eu, Capibaribe” e o “Olinda, Linda”.  Mas agora ela extrapola as funções de designer e assina o seu primeiro livro como autora. Trata-se de uma belíssima e ilustrada edição, em que após exaustiva pesquisa, relata a trajetória da presença do “Leão do Norte” (símbolo da bravura e da insubordinação do povo pernambucano) no nosso estado. Como apareceu, porque surgiu e em que se transformou ao longo dos anos.

Ela “viaja” pelo século XVI, passa pelo domínio holandês (XVII), atravessa as revoluções (século XIX) e desembarca no  início do XX, período em que faz análise detalhada de documentos relativos a registros e marcas na Junta Comercial de Pernambuco. Gisela analisou (com o zelo comum a historiadores) um século de documentos na Junta Comercial de  Depois, fez um recorte entre os anos de 1886 e 1926, através do qual analisa a presença do “Leão do Norte” em marcas de refinaria, padaria, cigarros, cadeiras, bolachas e outros produtos. No livro, ela explica como e porque o símbolo de força e coragem “muda de tom e vai amansando” à medida que se transforma em marca de produtos e empresas no estado. A festa do duplo lançamento ocorre das 13h às 16h, com acesso gratuito. O livro tem tiragem de 500 exemplares e não será comercializado.

Terá uma cota para convidados (por ordem de chegada), e outra parte será destinada a instituições sociais e educativas. O livro conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, via Prefeitura do Recife. O lançamento do livro será regado a bebida e acepipes criados para o evento. No caso, caldinhos e arroz “Leão do Norte” (por César Santos, Oficina do Sabor); docinhos “Leão do Norte”,  da doceira Ana Corina; e ainda uma edição especial de cachaça envelhecida Triumpho, com um belíssimo design by Gisela Abad, com o rótulo Leão do Norte. À exceção do livro, todos os outros produtos serão comercializados no evento.

Abaixo, confira o vídeo e mais informações sobre a designer Gisela Abad, sobre revoluções pernambucanas e sobre Forte das Cinco Pontas.

Leia também
Gisela Abad: cerâmica, design, cerâmica e kintsigi
A designer dessa pilha de livros
Novidade: Casinha Amarela vira “Tenda Casa Forte”
Bora  Preservar faz caminhos de Frei Caneca, de 1817 a 1824
Caminhadas Domingueiras:  Passeio pelos caminhos da Revolução de 1817
Revolução de 1817, a subversão que virou orgulho dos pernambucanos
Paulo Santos: Frenesi absolutista do Brasil e a pole position de Pernambuco
O lado musical da Revolução de 1817
Entre o amor e a Revolução
Livro  mostra mania pernambucana de grandeza
Muito linda, a versão musical da Revolução de 1817
Libertário, Frei Caneca é lembrado
Museu e Frei Caneca na ordem do dia
Revolução de 1817 no Olha! Recife
Mais venerada do que a do Brasil, Bandeira de Pernambuco tem nota técnica
História da Revolução de 30 e a tragédia de três homens chamados João
Na Várzea: Jaqueira lembra história dos escravizados e vira memória de história de amor
Arqueólogos revolvem passado do antigo Engenho do Meio
O levante do

Fantasmas no Forte das Cinco Pontas
Caminhadas Domingueiras da cidade holandesa: entre os Fortes do Brum e o de Cinco Pontas
Bairro de São José é tema de exposição em museu: Platibandas e fachadas
Olha! Recife visita cinco museus
O Forte, o tempo e a artelharia
Forte pode ganhar título

Serviço:
O quê: Lançamento  de livro e abertura da exposição “Um Leão na Paisagem”, de Gisela Abad
Quando: Sábado, 31 de agosto
Horário: A partir das 13h
Até quando: a exposição fica em cartaz até 27 de outubro
Onde: Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas
Endereço: Praça das Cinco Pontas, S/N – Bairro de São José
Quanto: Acesso livre
(O livro não será comercializado, mas distribuído por ordem de chegada aos convidados)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Talita Lima/ 2Abad e Divulgação

Continue lendo

3 comments

  1. Tenho certeza que será um sucesso o lançamento desse livro, considerando a exitosa trajetória profissional da autora e o imenso trabalho de pesquisa que realizou ,resultando num brilhante documento sobre o ícone da bravura pernambucana.

  2. O Leão do Norte é um tema que desperta curiosidade. Particularmente nunca entendi ao pé da letra essa história de Pernambuco Leão do Norte. O por que do leão? Gostaria de saber, de entender. Pena o livro não ser posto a venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.