Dia de despedida da folia, hoje. Último dia para vestir a fantasia, pintar o rosto e cair no frevo. Então, é ficar nas ruas do Recife e Olinda e seguir os blocos, ursos, maracatus, afoxés, bois. Ou seja, o que passar. Para quem gosta de shows no carnaval, a melhor opção é o Marco Zero, no Bairro do Recife. Entre as atrações da noite está a cantora Gaby Amarantos, que traz a energia de Belém do Pará para o Recife.
O show de Gaby começa cedo, às 20h30. Na sequência, às 22h20m, Alceu Valença traz alguns clássicos, com Diabo Loiro e Me Segura Senão Eu Caio. Elba Ramalho vem com Frevo Mulher e Bom Demais, entre outros frevos que fazem o folião sair do chão. Fechando a noite e já com os pés na Quarta-feira de Cinzas, Maestro Spok recebe Antônio de Nóbrega e Tânia Alves, às 02h. E para quem tem energia sobrando, o Orquestrão entra no palco pra encerrar a folia, às 03h, e depois ganha as ruas do bairro, como tradicionalmente ocorre na madrugada da quarta-feira.
No Bar Royal, na Rua Mariz de Barros, bem no Polo Moeda, é entrar em clima de adeus, caindo na folia do Bloco A Cinza das Horas. Tem bailinho no próprio bar. Depois, o cortejo sai com orquestra de frevo para jogar as cinzas no Rio Capibaribe, um ritual que acontece da terça para a quarta de cinzas, em todos os carnavais. O acesso é gratuito. A única exigência é que cada folião use roupas ou algum adereço com… sabem que cor? Roxo, em pleno carnaval. Pode? É o espírito da quaresma chegando. A concentração começa às20, às 21h tem bailinho (com clássicos do carnaval, dentro do próprio Bar Royal) e às 21h, o bloco sai. É a hora de depositar as cinzas.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR