Não gostei dessa cena, quando caminhava pela Avenida Rui Barbosa, defronte do Parque da Jaqueira, onde já um pequeno jardim com gracioso coreto. Passo ali quase todas as manhãs. O passeio público não estava tão destruído, e alguns reparos resolveriam a sua situação: pintura do coreto, mais plantas, restauração do calçamento.
Quando vi essa máquina, imensa, junto do coretinho, temi por ele, pois não deixa de ser uma graça, aquele recanto ali, juntinho ao Rio Capibaribe. As máquinas já detonaram quase tudo, inclusive o calçadão pelo qual a gente andava. Só havia operários no local, já totalmente fechado com tapumes, e a obra está sob responsabilidade da URB, a Empresa de Urbanização do Recife. Já nem há mais espaço para o pedestre circular pelo local, totalmente isolado com telas ou tapumes.
De acordo com a placa da obra, o investimento será de R$ 2.612.145, e destina-se a “requalificação dos passeios públicos da Rui Barbosa”, no bairro da Jaqueira. O objetivo da reforma é “mobilidade”, de acordo com o que a placa anuncia. E a conclusão está prevista para agosto de 2018. Vamos ficar de olho, para que aquele local, tão pitoresco, não seja destruído, porque se isso acontecer, é mais um pedaço da memória do Recife que vai embora.
Como já foi, no passado, a Igreja dos Martírios. Como deram sumiço recente aos trilhos da Avenida Rio Branco, hoje tomada por um Boulevard, no Recife Antigo. Como fizeram sumir o secular casarão da esquina da Rua Amélia com a Rosa e Silva, onde funcionava a Padaria Capela, no bairro das Graças. Como estão deixando ruir as casas modernistas da Rosa e Silva, assim como os velhos casarões do bairro da Várzea e um outro, no Sítio Donino, no Poço da Panela. Ou como estão deixando quase desabar, o velho sobrado onde a escritora Clarice Lispector passou a infância. Infelizmente, o Recife não vem preservando sua memória como deveria. Portanto, fiquem de olho no coreto em frente ao Parque da Jaqueira
Leia também:
Direitos Urbanos ocupa imóveis hoje
Casas modernistas empatando tua vista
Boulevard precisa de ajustes
Casa Forte e casarões em risco
Antes que sumam os casarões
Imóveis em ruínas nas Graças
Reforma para pior no velho casario
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
Publico, às 17h15, no Blog: http://www.robsonsampaio.com.br. A coluna Cidades Online, no sábado e, no domingo e na 2ª.-feira, Teatro da Vida/Causos – Frases – Poesias e notícias. Divulguem e mandem notas e denúncias para o e-mail: rsampaioblog@gmail.com. Abs e obg.
Obg. Quando mais gente alerta, melhor.