Amigos, fiquem atentos. A partir de amanhã, o Recife vai entrar em clima de ebulição cultural. É que na quarta-feira tem início o Festival Palavra Cifrada, que deve reunir mais de 60 artistas e escritores. Até o próximo domingo, vão estar em discussão assuntos como o poema, a glosa, o verso. Ou ainda: a escrita minimalista, a ficção não é bicho papão, a acessibilidade em eventos literários. Haverá, ainda, uma série de performances em locais diversos da cidade, assim como contações de histórias.
O Festival Palavra Cifrada já passou por Bezerros, Garanhuns, Tabira e Sertânia, cidades que ficam no Agreste (as duas primeiras) e no Sertão de Pernambuco (as duas últimas). No Recife, o Palavra Cifrada terá, ainda, uma edição da conhecida Pré-Balada Literária, organizada pelo escritor e agitador cultural Marcelino Freire. O autor de livros como Nossos Ossos, Angu de Sangue, Amar é Crime, e Rassif: Mar que Arrebenta, Marcelino é pernambucano, mas mora no boêmio bairro de Vila Madalena, em São Paulo. Na metrópole, ele deu início às badaladas baladas literárias.
O Palavra Cifrada marca os 10 anos da produtora Nós Pós, que nesse período realizou mais de 150 eventos com participação de cerca de 550 jovens artistas em mais de 30 municípios do estado, abrindo, assim, espaço para a divulgação de novos talentos em Pernambuco. Nos quatro dias, haverá programação no em locais como o Teatro Arraial, Biblioteca Estadual e no Espaço Pasárgada. E também haverá muito o que se ver nas ruas. É que performances serão levadas a locais como Praça do Derby, Parque 13 de Maio, Mercados da Boa Vista e Madalena, Estação Central do Recife, Avenida Conde da Boa Vista, Marco Zero, entre outros.
Em tempos de medo e violência, o Palavra Cifrada vai trazer arte e poesia para as ruas da capital pernambucana. É bom, não é? No encerramento (16/07), no Teatro Arraial, haverá um show com Vertin Moura em pré-lançamento do seu disco Pássaro só (ou uma história de amor e fúria). Com exceção das oficinas e exibição do mini documentário, todas as ações do Palavra Cifrada contarão com um intérprete de Libras. O Festival também estará acessível a pessoas com deficiência física, dificuldade de locomoção, idosos e gestantes.
SERVIÇO:
Festival Palavra Cifrada
De 21/06 a 16/07/2017
Bezerros I Tabira I Sertânia I Garanhuns I Recife
Gratuito
Programação completa aqui: http://nospos.com.br/
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife