Com a meninada de férias, nada como um programa em família. E nesses tempos de tanta chuva, optar por lugares fechados é mais seguro do que ao ar livre. E nesse sábado (5/7) começa o 21º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE), que no Recife vai movimentar os teatros do Parque, Barreto Júnior e Santa Isabel, com programação que se estende até o próximo dia 27, com muita coisa boa a mostrar. Ao todo, são 14 espetáculos, com obras clássicas e seculares e também de novos autores.
Há grupos do Sertão (Arcoverde); Região Metropolitana (Moreno, Paulista, Recife, Olinda); e de outros estados como Paraíba (João Pessoa) e Rio de Janeiro (RJ). Deste vem uma montagem luso-brasileira. Curiosidade: de Olinda, peça com sotaque egípcio e espanhol. Este ano, todas as sessões terão acessibilidade em Libras. Os ingressos, a partir de R$ 20, estão à venda na plataforma Sympla, com link disponível no site www.teatroparacrianca.com.br, e também na bilheteria dos teatros duas horas antes das apresentações, sujeito à lotação.
No fim de semana de abertura do Festival estão programados três espetáculos. No sábado, dia 5, às 16h30, o Teatro de Santa Isabel recebe Mundo em Busca do Coração da Terra, da Tropa do Balacobaco de Arcoverde, uma história que mostra a jornada de um menino sertanejo em busca da noite, num tempo em que o sol reina sozinho. No mesmo dia e horário, no Teatro do Parque, a atração é O segredo da Arca de Trancoso, da Cênicas Cia de Repertório, do Recife, que tem como protagonista um menino, empenhado em cumprir uma missão que lhe foi confiada (foto acima) No domingo, dia 6, tem Pinóquio, da Roberto Costa Produções, de Paulista, no Teatro de Santa Isabel, também às 16h30, é a vez de um boneco encantar a todos com sua vontade de ser um menino (foto abaixo).

O Festival é uma realização da Métron Produções e conta com incentivo cultural do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife. E honra compromisso dos produtores Edivane Bactista e Ruy Aguiar com a formação de artistas e técnicos para a produção cênica voltada às crianças, promovendo, nas suas edições, além das apresentações, o Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, que em 2025 completa 11 anos de existência. A programação dessa parte formativa será divulgada em breve.
“Buscamos, mesmo com orçamento limitado, manter a tradição e poder oferecer ao público formas e conteúdo de outras regiões de Pernambuco e do Brasil. Temos duas montagens da Paraíba, uma do Sertão de Pernambuco, uma montagem Luso-brasileira, que é João por um Fio e até um espetáculo intercontinental, O Dia em que a Morte Sambou, que conta a história de um brincante da zona da mata pernambucana revisitada pelo olhar de um escritor egípcio e de uma artista plástica espanhola”, adianta Ruy Aguiar.
Em 21 anos de atividade, o Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco é um dos mais longevos do Brasil. Até a edição de 2024, a produção contabiliza que foram realizados 270 espetáculos presenciais em mais de 485 apresentações, com 154 mil espectadores (gratuitos e pagantes) e gerou mais de 5.200 trabalhos diretos e indiretos. Em 2025, os homenageados são: Didha Pereira, Carmelita Pereira e Juraci Vicente.
Leia também
Cinderela, personagem de Jeison Wallace no Espaço Pernambuco da TV Globo
Jeison Wallace leva sua “Cinderela” outra vez ao Teatro do Parque
Depois de trintar, Cinderela leva show ao Teatro do Parque
Oxe, Mainha, Cinderela trintou
Cinderela invade arraial no Recife
Montagem de Saltimbancos comemora cinco anos de sucesso com duas apresentações
Saltimbancos no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu: “Todos juntos seremos fortes”
Os Saltimbancos no Teatro Luiz Mendonça,no Parque Dona Lindu: “Juntos seremos fortes”
Pinóquio, Fada Azul e Gepeto no Teatro Barreto Júnior
Clássico dos Irmãos Grimm, a Bela Adormecida movimenta o Barreto Júnior
Teatro para bebês é novidade em festival
Festival tem 25 espetáculos e começa com A Bela Adormecida
Mamulengo Risadinha é o primeiro grupo infantil de teatro de bonecos
A Bela Adormecida: Três séculos de sucesso
Saltibancos de graça no Tacaruna
As torres do Barão e Rapunzel
Tem teatro no Jardim do Plaza
“O dia em que a morte sambou”
Teatro de sombras no Eufrásio Barbosa
Histórias para voar chega ao Recife
Não perca “O Peru do Cão Coxo”
Teatro: Baile no Recife e o Peru no interior
Dia da Criança: Cais do Sertão de graça
Museu do Mamulengo de Glória do Goitá: “Mais mamulengo, menos Barbie”
SERVIÇO:
21º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco
Data: De 5 a 27 de julho (sábados e domingos)
Locais: Teatro de Santa Isabel e Teatro do Parque (16h30)
Teatro Barreto Júnior (16h)
Ingressos a preços variados
* Meia-entrada para crianças a partir de 2 anos, autistas e acompanhantes, estudantes, professores, doadores regulares de sangue ou de medula óssea e idosos com apresentação da carteira. * Venda de Ingressos antecipados pela plataforma Sympla, com link disponível no site: www.teatroparacrianca.com.br, e nos dias das apresentações nas bilheterias dos teatros a partir das 15h (sujeito à lotação).
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: César Almeida e Wilson Lima
Esse Festival é muito bom! E estou ansiosa pra levar meu neto,que curte bastante o teatro .