Festa religiosa em Apipucos

Compartilhe nas redes sociais…

Os sinos repicam diariamente, por volta de 18h30, na Matriz de Apipucos, onde a comunidade católica está em festa, desde 8 de setembro. É que todos os dias,  naquele horário, há recitação e contemplação dos mistérios do Terço. E a missa ocorre sempre às 19h30m. Nesse domingo a programação é diferente. Porque é o dia de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do bairro.

E aí tem procissão religiosa. A programação começa às 17h30h, com a novena. Logo após, às 18h, é hora da procissão do andor com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O cortejo religioso sai da Rua Dom Malan, no Monteiro (que é  vizinho a Apipucos), com destino a Matriz em Apipucos, no tradicional bairro da Zona Norte do Recife.  E a partir das 19h, os devotos participam da Celebração Eucarística de encerramento.

Segundo a pesquisadora Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, não se sabe a data exata da fundação da capela, mas é certo que em 1645, ela já existia. Chegou a ser saqueada durante a invasão holandesa. Apipucos foi uma das primeiras povoações do Recife com padre residente. Antes do século 20, havia uma casa antiga, nos seus fundos, onde o religioso residia. A igreja passou por sua última grande reforma em 1887.  No século passado, ganhou reparos, que estão outra vez cada dia mais necessários.

SERVIÇO:

Festa de Nossa Senhora das Dores
Até 17 de setembro de 2017
Rua Escritor Ciro dos Anjos, 1096 – Apipucos
Procissão hoje, às 17h, saindo da Rua Dom Malan, no Monteiro
Tel.: 3268-5716​

Continue lendo

Contação de histórias na comunidade de Apipucos mobiliza Rua Caetés

“Padroeira Afetiva do Recife” atraiu 2,5 milhões de fiéis nos dias de festa

Segunda etapa do Parque da Tamarineira “preservará todas as árvores”. Será?

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.