Os sinos repicam diariamente, por volta de 18h30, na Matriz de Apipucos, onde a comunidade católica está em festa, desde 8 de setembro. É que todos os dias, naquele horário, há recitação e contemplação dos mistérios do Terço. E a missa ocorre sempre às 19h30m. Nesse domingo a programação é diferente. Porque é o dia de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira do bairro.
E aí tem procissão religiosa. A programação começa às 17h30h, com a novena. Logo após, às 18h, é hora da procissão do andor com a imagem de Nossa Senhora das Dores. O cortejo religioso sai da Rua Dom Malan, no Monteiro (que é vizinho a Apipucos), com destino a Matriz em Apipucos, no tradicional bairro da Zona Norte do Recife. E a partir das 19h, os devotos participam da Celebração Eucarística de encerramento.
Segundo a pesquisadora Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, não se sabe a data exata da fundação da capela, mas é certo que em 1645, ela já existia. Chegou a ser saqueada durante a invasão holandesa. Apipucos foi uma das primeiras povoações do Recife com padre residente. Antes do século 20, havia uma casa antiga, nos seus fundos, onde o religioso residia. A igreja passou por sua última grande reforma em 1887. No século passado, ganhou reparos, que estão outra vez cada dia mais necessários.
SERVIÇO:
Festa de Nossa Senhora das Dores
Até 17 de setembro de 2017
Rua Escritor Ciro dos Anjos, 1096 – Apipucos
Procissão hoje, às 17h, saindo da Rua Dom Malan, no Monteiro
Tel.: 3268-5716
Lindo a festa de Nossa Senhora das Dores. Parabéns Padre Severino. Viva!