Hoje é dia de festa na Zona Norte. Responsáveis pela implantação da horta comunitária que terminou virando ponto de convivência no bairro, moradores que integram o Instituto Casa Amarela Saudável e Sustentável promovem nesse dia 3 mais uma domingueira. Dessa vez, movida a samba, com um convidado especial: Jorge Ribas. Isso para assinalar o Dia do Samba, que ocorreu no sábado.
Grupo de Samba vai animar a comunidade a partir das 10h. E o evento só deve terminar por volta das 17h. Vai ter feira de produtos orgânicos e comidas típicas. E o mote da festa tem tudo a ver: “Domingueira, Horta Comunitária de Casa Amarela. Da comunidade, para a comunidade”, diz o convite. A festa é aberta para quem quiser participar.
Como vocês sabem, o local onde ela ocorrerá foi transformado por iniciativa dos próprios moradores, que conviviam nas ruas com a presença de ratos, insetos e mau cheiro provocado pelo lixo acumulado em um terreno baldio, totalmente degradado e em local onde documentos oficiais indicavam projeto para implantação de uma praça, o que nunca aconteceu.
Hoje a área está ocupada com fruteiras e hortaliças, e virou um dos principais pontos de convivência de Casa Amarela. Depois de mudar a face da área, a comunidade fundou o Icass, que tenta ampliar o leque de boas ações pelo bairro, nas áreas de cultura, limpeza pública e segurança. A horta fica na Rua Professor Souto Maior, em Casa Amarela. Quem quiser, ainda pode dar uma esticadinha ao Sítio Trindade, que fica na Estrada do Arraial, 3249. É que aquele espaço público hoje está com programação bem movimentada: música, cinema gratuito, brechó, feirinha de artesanato. Quem quiser garantir o comércio sustentável, vai ter um leque variado de 10. Tem muita coisa interessante que pode render lembrancinhas de Natal, a partir de R$ 5.
Leia também:
Sementes que brotam na Zona Norte
Casa Amarela cada vez mais cidadã
Casa Amarela tem campanha ECOcô
Entre a horta urbana e a insegurança
Hortas fazem a festa nas escolas
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife