Funcionando em mais de 30 comunidades do Recife, o Movimenta Cineclube marca presença em Apipucos, mais uma vez neste final de semana, através do braço do grupo para o bairro, o Cineclube Luila e Pretinha. E a pauta está extensa: vai do cultivo de farmácia viva à produção de audiovisual coletivo. No sábado, a partir das 14h, será implementado o segundo módulo da Farmácia Viva, através do qual foi implantada uma horta de ervas medicinais na sede do Conselho de Moradores de Apipucos (à Rua Caetés, 195).
Técnica em agroecologia e moradora do município de Glória de Goitá (a 63 quilômetros do Recife), a líder comunitária Maria de Lourdes facilitará oficina sobre o poder de cura das plantas. A oficina, ministrada para crianças e adultos, terminará com a confecção coletiva de jardim vertical. O trabalho contará com o apoio do Grupo de Idosas Eternas Aprendizes da comunidade. Elas participarão levando mudas para ajudar na composição da agricultura urbana que vem sendo desenvolvida pelo Luíla e Pretinha Cineclube. Na oportunidade, serão plantadas diversas espécies como Artemísia, Babosa, Hortelã Graúda, 7 Dores, Terramicina, Erva Cidreira, Manjericão e Boldo.
Após a oficina, será exibido no mesmo local o filme O Menino e o Mundo (indicado ao Oscar 2016 como melhor animação), que servirá como estímulo para a roda de conversa após a exibição. A animação faz um paralelo entre a vida rural e a vida urbana, mostrando de forma lúdica as felicidades cotidianas do campo e as injustiças da cidade grande. No domingo, haverá um passeio sensorial pelos territórios da comunidade de Apipucos, percorrendo-se a Serra Pelada, a Rua dos Caetés, a Rua de Apipucos, a Rua Laura Gondim, o Mussu e o Areal. “A ideia é se reunir em grupo para explorar os espaços da comunidade com um outro olhar, em um processo de reconhecimento do território, aguçando os sentidos e resgatando a memória de cada lugar”.
Na ocasião, o grupo fará entrevistas com moradores e moradoras, com o celular em mãos, cada participante irá registrar em vídeos e em fotos o que mais lhe chamar atenção pelo caminho, resultando em uma experiência de produção coletiva em audiovisual.” Durante a tarde, das 14h às 17h, o Grupo de Trabalho Jurídico irá promover o 2° Seminário de Reestruturação do Conselho de Moradorxs de Apipucos, onde haverá diálogo sobre as diversas formas de se construir um espaço coletivo para ganhos afetivos, sociais e ambientais da comunidade como um todo.
Leia também:
Apipucos ganha farmácia viva
Cineclubes: a conexão Brasil – Alemanha
Apipucos tem Movimenta Cineclubes: mudanças climáticas em discussão
Bairros ganham Movimenta Cineclubes
Cineasta luta pela sede da Aurora Filmes
Cinema vai à escola e praça em Tabira
Cinema, rio e bicicleta em discussão
Esplendor e o cinema para cegos
Açude de Apipucos: toneladas de lixo
Metralhas poluem Apipucos
Cavalos “pastam” em Apipucos
Apipucos pede socorro
Paróquia faz seresta em Apipucos
Festa religiosa em Apipucos
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Movimenta Cineclube / Divulgação