Ovacionado nos três compromissos oficiais que teve na Região Metropolitana do Recife, o Presidente Lula deixou em Pernambuco uma boa notícia para a população do país: a volta da Farmácia Popular do Brasil, com oferta gratuita de certos tipos de medicamentos para beneficiários do Bolsa Família. E anunciou o credenciamento de novas unidades em 811 municípios do país de maior vulnerabilidade social. Mas a expectativa é que até o final do ano o Programa passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros. Há oito anos que não havia novas farmácias credenciadas.
A lista de medicamentos soma 40 produtos, e a iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica para 55 milhões de brasileiros. E alguns medicamentos beneficiam as mulheres, como contraceptivos e para tratamentos contra a osteoporose. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto), mas que agora permitem que 5 milhões de mulheres que antes pagavam a metade do valor , possam ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça. O Farmácia Popular do Brasil já oferece medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão.
O programa também fornece medicamentos com descontos de até 90% para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, contempla o tratamento para onze doenças. O Governo Federal também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena aldeada. Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima. O Farmácia Popular foi criado em 2004, quando o hoje Senador Humberto Costa (PT-PE) era Ministro da Saúde.
O lançamento do novo Farmácia Popular do Brasil foi feito pelo presidente Lula no segundo dia de sua visita a Pernambuco. Na cerimônia, ele estava acompanhado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. De acordo com a presidência, 94 por cento das novas farmácias credenciadas ficam no Nordeste. Mas o objetivo é que o percentual de municípios brasileiros cobertos pelo programa chegue a 93 por cento até o final de 2023. Estudos acadêmicos indicam que a queda de óbitos por hipertensão e diabetes teve 23 por cento com o programa. Isso, em todo o país. Já no Nordeste, a queda da mortalidade entre os beneficiários do programa foi cinco vezes superior à média nacional. Por esse motivo, a região é prioritária para a presença do Farmácia Popular. Outra novidade é que o Presidente Lula decidiu tornar nacional o programa dos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Ele não anunciou a medida, porém a informação foi divulgada pelo Prefeito João Campos (PSB). Inspirado em modelo que deu certo em áreas violentas de Bogotá (Colômbia), o modelo foi adaptado para a realidade local e tem por objetivo reduzir a violência em áreas de vulnerabilidade social. Na verdade, o Compaz funciona como um laboratório de cidadania. A Governadora Raquel Lyra PSDB) foi vaiada em dois eventos realizados hoje. Resta saber se as vaias têm a ver com popularidade em baixa ou com a barulhenta militância do PT, já que ela ficou neutra no segundo turno das eleições majoritárias, não declarou apoio a Lula e ainda recebeu reforço e apoios de políticos bolsonaristas.
Leia também
Depois de campanha com totem Lulina no Recife, luletes fazem sucesso na posse em Brasília
Golpistas e terroristas da extrema direita invadem e depredam sedes de poderes em Brasília
Agora Noronha é de Pernambuco
Posse de Lula tem multidão e emoção
Ministério de Lula tem duas mulheres com muito ptestígio internacional
Logomarca do governo Lula é leve, colorida,democrática e dá o recado de paz no meio do ódio
Luciana Santos é a segunda representante de Pernambuco no Ministério de Lula
Viva o Brasil! Lula vence eleição e pernambucanos comemoram com festa e foguetório
Caetés, onde Lula nasceu e tinha lombrigas, ganha cisternas e água purificada com luz do sol
Festa para lula vira mar vermelho
Diante da ameaça das ameaças, Marina Silva anuncia apoio a Lula de quem se afastou em 2006
Simone Tebet tenta faturar em cima da polarização
Caetés, onde lula nasceu e tinha lombrigas ganha cistenas e água purificada com luz do sol
Humberto Costa coordena campanha de Lula no estado
Lula: Voltando porque tudo que a gente fez foi destruído
Lula faz alerta contra fake news
Lula passa dois dias em Pernambuco
Lula passa dois dias em Pernambuco
Cícero Belmar: Lula e os baobás eternos
Lula chega ao Nordeste, encontra políticos no Recife e amanhã vai ao MST
Lula aos 74, com “tesão de 20 para lutar contra a canalhada no Brasil”
Festival Lula Livre vira carnaval
Festival Lula Livre já começou
Ditadura e tortura pertencem ao passado. Estado de direito sempre.Viva a democracia
Expectativa, recomeço do horário eleitoral gratuito e a difícil decisão de Raquel Lyra: Lula ou Bolsonaro?
Institutos de Pesquisas falharam muito acima da chamada margem de erro
Bloqueios nas rodovias “Possível atuação de organizações criminosas”
Bloqueios políticos nas rodovias federais: caminhoneiros, arruaceiros, paus mandados ou capitólio brasileiro?
Dia do Nordestino: #nordestecomlula contra o fascismo tropical
Mais um petista morto por um bolsonarista
No Recife, o grito dos excluídos: “Queremos nosso país de volta”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PR / Divulgação