Fabiana Pirro, #MedusaMusaMulher, vai baixar no Bar Super 8 em dose dupla

Compartilhe nas redes sociais…

Fabiana Pirro é uma mulher em movimento. Modelo, atriz, ativista em defesa de espaços para artes cênicas, palhaça, integrante do Grupo Violetas da Aurora. Nessa quinta-feira (22/08) ela dá mais uma prova disso. É que estará no Bar Super 8, no Recife,  onde  faz performance ao vivo do solo #MedusaMusaMulher. Também haverá exibição de curta sobre o mesmo assunto. O espetáculo estreou em 2018 na capital pernambucana, já participou de festivais e percorreu vários estados. As duas sessões – cinema e teatro – são gratuitas.

De acordo com Fabiana Pirro, na prática, o Super 8 terá duas estreias, pois a versão para teatro está cheia de novidades e mudanças no texto. “Além do filme dirigido por Raphaël de Albuquerque, que gravamos em novembro de 2022, em Paris, vou apresentar pela primeira vez a performance com um novo texto, na verdade, a versão original de Cida Pedrosa em diálogo com a poesia de Silvia Góes, que é minha parceira artística. A versão cinematográfica já traz esse adendo”, destaca Fabiana.    Encenações do espetáculo já passaram por cidades do Ceará, São Paulo e Paraíba. E, fora do Brasil, em Lisboa (Portugal) e Paris (França). A sessão terá início às 19h e é gratuita.

O filme tem duração de 30 minutos e a classificação etária é 16 anos. #MedusaMusaMulher tem como base a versão grega do mito da Medusa, a sacerdotisa do templo de Atena que atraiu o desejo de Poseidon, que a violou. O estupro provocou o ciúme da deusa Atena que rogou uma maldição contra Medusa e a transformou numa Górgona, petrificando quem a olhasse. No lugar dos seus cabelos, surgiram serpentes. Por fim, Medusa é degolada por Perseu que leva sua cabeça como um presente. A atriz diz que na verdade serão duas estreias: a do filme, gravado em 2022, em Paris. E a encenação está com novidades que vão do texto ao vestuário, este assinado por Eduardo Ferreira. Fabiana e o estilista são parceiros desde os tempos do saudoso Chico Science, e juntos personificaram o chamado manguefashion. A trilha sonora é de Cannibal Santos e Pierre Leite.

Mais do que um simples bar, o Super 8 se destaca para movimentação cultural

Fabiana Iniciou sua vivência artística aos treze anos como modelo e manequim. Ao longo de 10 anos trabalhou no Brasil e em outros países. Estreou no Teatro em 1999, como a Salomé da “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém” (PE). Em 2000, participou como atriz e produtora teatral no musical “A Ver Estrelas”, com direção de João Falcão. Entre 2001 e 2003, junto ao diretor Moncho Rodriguez, atuou como atriz e produtora no Projeto de Integração de Atores do Nordeste (PIANE), de residência e pesquisa nos estados de Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Em 2004, com a atriz e produtora Lívia Falcão, criou a Duas Companhias, que produziu os espetáculos “Caetana”, “Árvore de Júlia”, “Divinas” e “A Dona da História.”

Em 2014, atuou e produziu os solos “Obscena”, a partir da obra de Hilda Hilst; #MedusaMusaMulher, texto de Cida Pedrosa; e “Cara de Pau”, com texto de Moncho Rodriguez, que integram a “Trilogia Desumana”. Participou como atriz convidada do espetáculo “Cartas”, do Coletivo Caverna (Olinda/PE). E também dos filmes “Chega de Cangaço”; “Big Jato”; “Acqua Movie”, “Paterno” e “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”, entre outros. Desde 2017, integra o Coletivo de Palhaçaria Violetas da Aurora, como a palhaça Uruba. Já o Super 8 não é só um bar. É um espaço cultural, e se destaca na cena recifense como um ponto de encontro democrático para quem faz o cinema pernambucano acontecer, se colocando com um local aberto para todos os públicos e propostas de narrativas que queiram ser apresentadas. Com o projeto Encontro do Cinema, nos últimos sete meses o Bar Super 8 promoveu mais de 50 sessões, de forma democrática e participativa, com a presença de nomes consagrados do audiovisual pernambucano, mas sempre em diálogo com jovens promissores da sétima arte no estado.

Nos links abaixo, mais informações sobre Fabiana, Cida Pedrosa, Cannibal, Eduardo Ferreira.

Leia também
#Medusamusamulher sobe o Morro
Obscena, com Fabiana Pirro, esgota ingressos e ganha sessão extra
#MedusaMusaMulheR: Texto de Cida Pedrosa com Fabiana Pirro no palco
Violetas da Aurora em movimento
A resistência das Violetas da Aurora
Jornalista, atriz, palhaça e amiga
Borogodó para matar a saudade do inesquecível rei do brega
Os colares exclusivos de Tereza
O ano de Cida Pedrosa
Cida Pedrosa lança livro na Câmara
Cida Pedrosa e As Filhas de Lilith
Claranã: Cida Pedrosa relança o seu primeiro livro uma década depois
Cannibal: Devotos, punk, rock e livro
A arte que vem do Alto José do Pinho
Eduardo Ferreira lança coleção Aláfia no Muafro, Recife Antigo
O movimento mangue na moda na ordem do dia na fenearte

Serviço
O quê: Sessão de #MedusaMusaMulher no Bar Super 8

Quando: Quinta (22), às 19h
Rua Mamede Simões, 144 – Loja 11 – Santo Amaro, Recife (mesma rua do Antigo Bar Central)
Duração: 30 minutos | Classificação etária: 16 anos
Quanto: Gratuito
Mais informações: @super8
Classificação etária: 16 anos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Renato Filho e Wandriu Figueiredo / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.