Estudantes de escola pública embarcam para Nova Iorque: Genius Olympiad

Compartilhe nas redes sociais…

Estudantes da Escola Municipal Octávio de Meira Lins embarcam logo mais (15h50m desse domingo, 16) para para os Estados Unidos. Elas integram a primeira equipe da rede municipal de ensino do Recife a participar do GENIUS Olympiad. Trata-se competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais que acontece em Nova Iorque. As garotas apresentarão todo o trabalho em Inglês.

As alunas –todas do nono  ano sâo: Thays Coelho (13), Rayane de Freitas (15) e Jessica de Santana (15). Na foto, as meninas aparecem com a professora Ana Paula Freire. Elas conquistaram a vaga na Mostra Científica Latinoamericana, que foi realizada no Peru, no final de 2018. E fazem sua primeira viagem para Nova Iorque. A escola fica no Vasco da Gama, bairro popular da Zona Norte do Recife.

O trio vai apresentar o trabalho A Questão da Fome: De Josué de Castro à Segurança Alimentar e Nutricional. A pesquisa trata da questão da fome relacionada à carência alimentar e nutricional na comunidade do Alto Nossa Senhora de Fátim, que serviu de parâmetro para uma avaliação qualitativa a respeito de como se alimenta essa população, com quem as meninas convivem diariamente já que moram naquela comunidade. Thays Coelho trocou a escola particular pela escola pública em 2016.

“O que gerava incertezas abriu um mundo de possibilidades para a estudante, que desde então já apresentou o trabalho na Feira de Conhecimentos da rede municipal, em 2018 foi para o Peru e está de malas prontas para compartilhar suas pesquisas com estudantes de todo o mundo em Nova York”, informa a Secretaria de Educação do Recife. “Sempre gostei de estudar. Tenho a sorte de ser apoiada por minha mãe e minha irmã nos estudos”, confidenciou. Boa sorte para as garotas! Ainda mais porque baseiam a pesquisa em ninguém menos do que Josué de Castro, que abriu os olhos do mundo para a problemática da fome no Brasil e no mundo, e que amargou o exílio e a cassação do mantado de deputado devido às suas denúncias. E ainda tem gente equivocada por aí defendendo escola sem partido, dizendo que colégio é só para aprender o bê-a-bá.

Leia também:
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
Criança alfabetizada: destaque em educação dará prêmio a prefeitos
Hortas orgânicas crescem nas escolas
São João: estudantes criam aplicativo
Na contramão do governo Bolsonaro
Alunos “derrubam” 70.000 concorrentes
Você tem fome de quê? De livros
Mensagens positivas em muro de escola

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação/ PCR

Continue lendo

Segunda etapa do Parque da Tamarineira “preservará todas as árvores”. Será?

Nacional, Prêmio Educador Nota 10 sai para professor de Carnaíba, PE

Linda, Nossa Senhora da Conceição pronta para a Festa de 8 de dezembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.