Duas estreias no Música na Igreja

Compartilhe nas redes sociais…

Conhecida pelo trabalho social no Coque, uma das áreas mais marginalizadas do Recife, mas sobretudo pelo talento dos seus jovens integrantes, a Orquestra Criança Cidadã é a atração do Projeto Música na Igreja deste domingo, 1 de julho. E apresenta-se com uma novidade. Aliás, uma novidade dupla. No caso, a estreia de dois grupos de câmara, o Trio Optus (foto) e o Quarteto Vivace.

O início do concerto está previsto para 17h, na Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife. O acesso é gratuito e não é preciso retirada anterior de ingressos. O programa  da apresentação inclui clássicos dos séculos 16 e 17, segundo o Maestro Nilson Galvão. O Quarteto Vivace interpreta o Quarteto em sol maior, op. 76 n° 1, do austríaco Franz Joseph Haydn (1732-1809). O Trio Opus tem a missão de executar o Trio de cordas em ré maior, op. 09, n° 2, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

Chama-se música de câmara aquela executada por pequenos grupos instrumentais, de dois a nove integrantes: duos, trios, quartetos até nonetos. Já o nome “câmara” vem das câmaras (recintos) palacianas, onde o repertório clássico era costumeiramente tocado para a aristocracia. Trata-se de uma tradição musical que requer plenos entrosamento e atenção entre os músicos, além de maior proximidade e concentração da plateia. Ou seja,  um universo essencialmente intimista, se comparado à ópera e à música sinfônica.

Leia também: 
Música na Igreja em clima de Natal
Hoje tem Projeto Música na Igreja
Domingo verde e musical
Domingo musical na Igreja e no Palácio

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: OCC/ Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.