Espetáculo gratuito contra a homofobia no Teatro Apolo: “3 Maneiras de Tocar no Assunto”

Mais do que oportuno. Hoje mesmo recebi um desabafo de um amigo, reclamando que sua empregada doméstica, uma senhora de 59 anos, teme ser hostilizada na igreja evangélica que frequenta, por trabalhar na casa de dois homens que mantêm relação  homoafetiva e que são inclusive civilmente casados. “Ela nos confessou o seu medo de ser execrada, envergonhada e condenada pela Assembléia Religiosa, e ser acusada de “cúmplice do pecado”. Portanto, o #OxeRecife recomenda para abrir a cabecinha e os corações, que as pessoas assistam o multipremiado espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto”, que aborda esse tipo de preconceito na escola, nas ruas e na política.

O espetáculo “3 Maneiras de Tocar no Assunto” é um manifesto artístico contra a homofobia na sociedade moderna, que é apresentado em três solos: “O Homem de Uniforme Escolar”,  “O Homem com  a Pedra na Mão“, e “O Homem no Congresso Nacional”. Todos são interpretados por Leonardo Netto. E colocam  em pauta questões relacionadas à homossexualidade, ao preconceito contra o homossexual e a comunidade LGBT+ em geral. Os textos fazem uma interlocução direta com o público: o que há, afinal, de tão incômodo, maléfico e repugnante na homossexualidade? Por que, através dos tempos, ela teve sempre de ser punida? Por que a orientação sexual de uma pessoa pode a transformar num cidadão de segunda classe, com menos direitos que o resto da população?

Ao todo, serão três sessões gratuitas em Pernambuco, escolhido para a estreia da turnê pelo Norte e Nordeste. No Recife, duas apresentações serão no Teatro Apolo, nessa sexta e no sábado  (19 e 20 de abril). A terceira ocorre no dia 2 de maio, no Teatro Dona Amélia, em Petrolina, município sertanejo, localizado a 769 quilômetros do Recife. O Sertão é tradicionalmente conhecido pela cultura machista exacerbada. E, portanto, é mais do que necessário que essa peça passe pela  região da caatinga.

Os ingressos antecipados online estão esgotados, mas haverá retirada na bilheteria, uma hora antes. Com dramaturgia e atuação de Leonardo Netto e direção de Fabiano de Freitas, a peça está nos palcos desde 2019 e foi vista por mais de 15 mil espectadores. Conquistou os prêmios Cesgranrio (Melhor Texto Nacional Inédito, Ator e Categoria Especial, pela direção de movimento de Marcia Rubin), APTR-RJ (Melhor Autor e Iluminação) e Cenym de Teatro Nacional (Melhor Monólogo), acumulando quase 20 indicações em premiações. De abril a julho de 2024, “3 Maneiras de Tocar no Assunto” irá percorrer as regiões Nordeste e Norte do Brasil, realizando apresentações com ingressos sempre gratuitos.

Todas as sessões serão 100% acessíveis com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitoria para pessoas com deficiência intelectual e em locais com estrutura como corrimões, rampas, banheiros adaptados, iluminação adequada e plateia com reserva de espaços para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Esta circulação é um projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Fulminante Produções e do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução. “3 Maneiras de Tocar no Assunto” estreou em 2019 no Rio de Janeiro, com uma temporada de três meses no Teatro Poeirinha. E, em 2020, entrou em cartaz em São Paulo, no Sesc Ipiranga. Após a pandemia, o espetáculo retomou a estrada com sessões lotadas no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no Festival Palco Giratório em Porto Alegre e na programação do Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte, convidado pelo Grupo Galpão. Ainda entre 2022 e 2023, a peça foi realizada em mais 10 teatros da capital carioca, transitando por todas as zonas da cidade, além de apresentações na região metropolitana e no interior do RJ.

Leia também
Espetáculo bem oportuno, Cara do pai ocupa palco do teatro Apolo na sexta-feira
Quaremas, monólogo sobre Lima Barreto no Teatro Apolo obriga a pensar o Brasil de hoje
Depois de arrebatar 75 prêmios, a  Cor Púrpura faz temporada no Teatro do Parque
Coletivo Circense A Penca faz belo espetáculo sobre o arboricídio: Viver com, morrer com
Mulheres ganham ruas e palcos com Mostra Teatral Rosa dos Ventres
Mostra Obinrin Kunhá exibe danças populares apenas por mulheres
Rosa dos Ventos no Casarão Magiluth
Violetas da Aurora em movimento
A resistência das Violetas da Aurora

Teatro do parque tem “As Cadeiras” e “O Avesso do Bordado”

Serviço
Turnê popul

 

 

 

Serviço
3 Maneiras de Tocar no Assunto – Programação em Pernambuco)
Recife:
Data: 19 e 20 de abril – sexta e sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121 – Recife, PE)
Ingressos: gratuitos
Bilheteria: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro e também presencialmente no teatro 1h antes das apresentações
Capacidade: 270 lugares

Petrolina
Data: 02 de maio – quinta
Horário: 20h
Local: Teatro Dona Amélia (Rua Pacífico da Luz, 618 – Centro, Petrolina, PE)
Ingressos: gratuitos
Bilheteria: retirada antecipada em https://linktr.ee/3maneirasteatro e também presencialmente no teatro 1h antes da apresentação
Capacidade: 345 lugares

Turnê Nordeste
Recife/PE • Teatro Apolo • 19 e 20 de abril, sexta e sábado, às 20h
São Luís/MA • Teatro João do Vale • 24 e 25 de abril, quarta e quinta, às 20h
Fortaleza/CE • Teatro Dragão do Mar • 27 e 28 de abril, sábado e domingo, às 19h
Petrolina/PE • Teatro Dona Amélia • 02 de maio • quinta, às 20h
Natal/RN • Casa da Ribeira • 04 e 05 de maio • sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Caicó/RN • Centro Cultural Adjuto Dias • 08 de maio, quarta, às 19h
Crato/CE • Centro Cultural do Cariri • 10 de maio • sexta, às 19h
Camaçari/BA • Teatro Alberto Martins • 13 de maio, segunda, às 19h
Salvador/BA • Sala do Coro do TCA • 15 e 16 de maio, quarta e quinta, às 20h

Midias sociais do espetáculo: @3maneirasteatro
https://www.instagram.com/3maneirasteatro/
https://www.facebook.com/3maneirasteatro/

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Dalton Valério / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.