Espaço de economia criativa: Cobogó

Invenção criativa e tipicamente pernambucana que surgiu no início do século 20 para enfrentar o clima quente do Recife,  cobogó dá nome ao mais novo espaço colaborativo da Região Metropolitana do Recife. É a Cobogó Collab, loja voltada para a economia criativa, que acaba de inaugurar em Olinda. Ela já está em funcionamento no Shopping Patteo, e traz peças e objetos curiosos, como a almofada acima, inspirada na La Ursa, uma das manifestações mais populares do carnaval em Pernambuco.

Também há confecções, jarros, quadros, bandejas. Alguns destes inspirados no cobogó, peça vazada com padronagens diversas que é usada em construções nordestinas, para facilitar a ventilação. O cobogó surgiu em Pernambuco, quando três sócios – Amadeu Oliveira Coimbra (português), Ernest August Boeckmann (alemão) e Oliveira Coimbra (brasileiro) – decidiram montar uma fábrica para produção das peças, inspiradas nas treliças que o alemão vira na Índia. O cobogó – produto até então inédito – foi assim chamado, usando-se a primeira sílaba do sobrenome dos seus sócios e criadores. Portanto, nada como homenagear a brilhante ideia do trio na produção de peças de economia criativa, como vocês observam na foto abaixo.

Pernambuco que só ele, o cobogó dá nome ao mais novo espaço criativo da RM e inspira alguns trabalhos

A Cobogó Collab resulta de parceria do Shopping Patteo com a artista e curadora Rafaela Mendes (@rafaqfaz). A iniciativa tem como objetivo valorizar e ser uma vitrine para pequenos empreendedores pernambucanos, reunindo diversas marcas e artesãos que estarão expondo seus produtos. O espaço fica no piso L2 do centro de compras. Ali podem ser encontrados itens de moda, decoração, utilitários, artesanato e muito mais. Entre as marcas e artistas que expõe seus produtos estão: Rafa Q Faz; Crabolando; Homem da Meia-Noite, Baby Sills Atelier; Bacaro Borges; Banco de Feira; By Michele Lima; DiRetalhos; Aimirim Kunhã; e Treli. 

Também há produtos da Entre Feltro e Sonhos; Micro Mundo; Albinha Bordado; Minha Casa da Árvore; Rodrigo Ecles; Feito à Mão Flávia; Do Meu Fluir; Feitaamão; Rosana Kitover; Raio Maria; Roda; Leve Atelier; Atelier Fernanda Pinto; Mouryx; e Loh Vibes . Todos  podem ser encontrados no espaço, que tem projeto assinado pela arquiteta Cacau Araújo e conta com apoio da Sanvidro e Decortudo. “A proposta é incentivar a economia circular e valorizar o ‘feito à mão’, oferecendo para os visitantes uma diversidade de produtos exclusivos em um mesmo lugar e com atendimento diferenciado”, afirma Rafaela Mendes, responsável pela curadoria e gestão criativa das marcas participantes. Segundo Rebeca Amado, gerente de Marketing do Patteo Olinda, é com alegria que o centro de compras inaugura o Cobogó Collab, reforçando o seu compromisso com a cultura e com a economia local.

Alguns dos expositores são figuras conhecidas em eventos de artesanato e atuam no mercado há um bom tempo. “Assim como os Cobogós que permitem que a luz natural entre nos ambientes, o espaço funcionará como uma ‘brecha’ dentro do shopping para que pequenos empreendedores do estado mostrem para o público seus talentos e potenciais”, completa. O horário de funcionamento do Cobogó Collab será de segunda a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. A curadoria para novos empreendedores e artistas que desejem participar expondo seus produtos está aberta, bastando entrar em contato pelo e-mail cobogocollab@gmail.com ou pelo WhatsApp (81) 998121- 1300. Todas as novidades do espaço, que fica no Patteo Olinda até fevereiro de 2023, também poderão ser conferidas no Instagram @cobogocollab. O Patteo também tem outra loja curiosa, que chama atenção dos visitantes,e que é dedicada ao Homem da Meia Noite.

Leia também
Homem da Meia Noite: Espaço Afetivo é ampliado
Homem da Meia Noite vira grife e ganha espaço afetivo em Olinda
Com traje oficial, Homem da Meia Noite recebe público para fotos em Olinda
Outra dica para vivenciar o carnaval
Shopping Patteo no clima de carnaval
Shopping Patteo inaugura decoração com cheiro adocicado no ar
Adoro ler no Patteo

Serviço:
Cobogó Collab – Espaço de Economia Criativa

Funcionamento previsto:  de 06/05/2022 a 23/02/2023
Local: Piso L2 do Shopping Patteo Olinda
Horário: segunda a sábado – 9h às 21h | domingos e feriados – 12h às 21h
Instagram: @cobogocollab

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação /  Cobogó Collab / Shopping Patteo

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.