Tido como o mais sofisticado centro de compras da Zona Norte, o Plaza Shopping bem que deveria ter mais cuidado com a saúde de seus clientes, ao longo das vias de acesso. Seu prédios – lojas e garagem – ficam ao lado de um canal infecto, na verdade um esgoto a céu aberto. O canal corre pelo bairro de Casa Forte, mas chega ao Plaza disfarçado de jardim. Hoje de manhã, outro esgoto era um problema.

É que além do constante mau cheiro do canal que passa ao seu lado, os pedestres tinham que aturar esgoto estourado, jorrando pelo caminho. A fedentina estava insuportável, e os clientes do Shopping tinham que se equilibrar no meio dos canteiros ou no meio fio, para fugir da água podre. Havia quem se aventurasse a enfrentar a sujeira, um risco para quem estivesse de calçados abertos.
Vendedor de mangas – ganha a vida colhendo os frutos em quintais, praças e jardins da Zona Norte – Lindemberg Ferreira dos Santos estava impressionado com a sujeira e a fedentina. “Tenho amigos mais idosos que lembram quando isso era um manguezal, onde a população catava caranguejo para comer, e os bichos matavam a fome de muita gente”, afirma. “Mas agora dá até nojo ver o esgoto supurando essa porcaria no meio da rua”, lamenta. “Com a invasão dos prédios, os bichos do rio foram embora, ficou a poluição de esgoto nas ruas e restaram algumas fruteiras prá garantir nosso sutento”, diz.
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife