“Escrita Criativa” do Brasil vai movimentar Feira de Livros de Frankfurt e também a Bienal no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

A  escritora Patrícia Gonçalves Tenório tem muito o que comemorar em 2023. É que pela primeira vez, em 75 anos, a Frankfurter Buchmesse terá um evento  dedicado à  chamada “Escrita Criativa”, da qual a pernambucana é uma das figuras mais ativas no Brasil. Nada menos de oito pesquisadores do assunto terão trabalhos apresentados na Alemanha, naquela que é a mais tradicional e maior feira de livros do mundo, e que ocorre entre os próximos dias 18 e 22 de outubro lá mesmo, em Frankfurt.

Louca por livros e pelo ato de escrever – o que faz de forma compulsiva – Patrícia esteve na Alemanha em 2022, mas não conseguiu participar daquele evento literário, como pretendia. É que precisou antecipar seu retorno ao Brasil, devido a um problema de saúde na família. Mas não desanimou. E em 2023, prometeu a si mesma que estaria lá, mas não sozinha. E sim, com amigos e colegas de trabalho que, como ela, dedicam-se à produção e aos estudos de “Escrita Criativa”, assunto antes restrito a oficinas literárias, mas que hoje mobiliza o ambiente acadêmico e até integra currículos em universidades.

Em edição bilingue, livros com estudos sobre Escrita Criativa chegam a Franfurt e à Bienal do Livro de Pernambuco

“Mesmo sem participar da Feira de Frankfurt, ao retornar decidi entrar em contato com os organizadores. E sugeri à coordenação do evento a realização de um workshop sobre Escrita Criativa”, conta. “A pessoa que atendeu disse que a Frankfurter Buchmesse jamais havia sediado um assunto dessa natureza, mas foi muito receptiva e comprou a ideia”, explica. Lembra que o evento já teve edição totalmente dedicada ao Brasil, mas que sempre escolheu como foco maior o mercado editorial. Foi só Frankfurt aceitar a proposta, e Patrícia – que também é professora – caiu em campo. Conversou com colegas que participam de oficinas ou estudos acadêmicos sobre o tema e, pronto, estava fechado o grupo que apresentará trabalhos sobre Estudos da Escrita Criativa na Europa. O grupo tem representantes de quatro estados brasileiros. São eles: a própria Patrícia, Adriano Portella e Maria do Carmo Nino (Pernambuco); Raldianny Pereira (Paraíba); Bibiana Simionatto e Guilherme Azambuja Castro (Rio Grande do Sul);  Fred Linardi e Luís Roberto Amabile (SP).

Antes de embarcar para a Alemanha, Patrícia marca presença na 14ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que ocorre entre os dias 6 e 15 de outubro no Centro de Convenções de Pernambuco. Além dela, cinco pesquisadores, a designer e o tradutor dos livros, estarão na Bienal para discussões sobe o assunto. São eles: Adriano Portela, Artur Telló, Elba Lins, Jaíne Cintra, João Augusto Lira, Maria do Carmo Nino e Raldianny Pereira. O grupo Estudos em Escrita Criativa, aliás, nasceu na Bienal pernambucana, em 2017. Desde então, só fez crescer. Na Bienal pernambucana, eles estarão às 19h do sábado (7/10). No dia 20, marcam presença em Frankfurt. Nos dois eventos – tanto na Alemanha quanto em Pernambuco – será lançado o  livros  Estudos em Escrita Criativa do Brasil (em edição bilingue) e discutidos Estudos de Escrita Criativa.  Patrícia, por sua vez, lança cinco livros de sua autoria nos dois eventos. Mas sobre eles, tratamos em um próximo post.

Leia também
Adriano e Patrícia: Rio a quatro mãos
Drama da cadela Preta vira livro com renda revertida para abrigo de cães abandonados
Curso de Escrita Criativa faz sucesso
Premiado livro “A menina do dedo verde” vira peça de teatro e chega ao palco na terça-feira
Sessão Recife Nostalgia: Nos tempos do icônico bar Soparia 
Escritos de Chico Science podem ser conhecidos pelo público
Saudoso poeta Miró agora é fashion 
Miró: Encantamento, saudade e inéditos
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada,feminista e vereadora
Embaixadora tem livro premiado: O acordeão vermelho
A designer dessa pilha de livros
Fred Caju lança Bívio
Balada literária com Marcelino Freire
Sísifo, Íxion, Narciso e Erato, de Marcus Acioly, são lançados no Museu do Estado
Livro de contos gays é lançado por Marcelo Peixoto
Premiada, Mary Del Priori é a primeira atração do circuito cultural da Cepe
Cícero Belmar e o livro dos personagens esquecidos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Estudos  Escrita Criativa

Continue lendo

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.