Figura estranha. E o nome é mais estranho ainda, em se tratando de encontrarmos – em pleno Nordeste e no século 21 – um Lorde solto por aí. Mas Lorde Jimmy é assim mesmo. Gosta de ambientes que nos transportam para um passado grotesco e assustador, que nos remete a histórias de reis, rainhas, bruxas, fadas, fantasmas. Lorde Jimmy é apenas o pseudônimo usado por Emmanuel Martins, 26 anos, pernambucano de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, que inaugura a exposição O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco, na noite dessa terça-feira (27/9) no Sesc Santo Amaro.
Longe das lendas envolvendo Lampião e outras figuras do cangaço – muito presentes no Sertão do Pajeú, onde fica Serra Talhada – Lorde Jimmy utiliza do imaginário mítico presente nos contos de fadas, dos séculos 17, 18, 19 e 20, para construir narrativas fantásticas e absurdas em cenários obscuros, usando a estética do grotesco. A construção das ilustrações vem do traço característico em bico de pena e lápis do Ilustrador, entre o preto e branco, que usa o gótico para basear seu universo onírico. Quem quiser conferir a expô de Lorde Jimmy, é só chegar no Sesc Santo Amaro, que fica na Praça co Campo Santo, no Recife. A mostra faz um recorte da produção do ilustrador pernambucano, com curadoria de Enrique Andrade.

São mais de 30 ilustrações de dimensões variadas e técnicas diversas (lápis, carvão, bico de pena, óleo e guache). Há, ainda, uma escultura de personagem e fragmentos de um curta-metragem de animação stop motion, que revelam aspectos da poética visual do artista. A exposição ficará em cartaz até 10 de novembro, com visitação gratuita e atividades abertas ao público. Ou seja, além da expô, o público terá condições de participar de várias atividades, que vão de oficinas, palestras a visitas guiadas. O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Funcultura. A programação ainda inclui a apresentação de fragmentos do curta-metragem de animação stop motion “O Guia e as Crianças Perdidas”, que se encontra em desenvolvimento.
Protagonizado pelo personagem “O Guia” (foto central), o curta é conduzido por uma narrativa tragicômica e nonsense em meio a cenários obscuros. A história apresenta a figura grotesca do personagem principal como o fio condutor da trama. O Guia é incumbido de resgatar crianças perdidas nesta realidade soturna, mas tem sua missão mal sucedida pelo fato delas fugirem com medo, devido à sua aparência bizarra. Assim, consequentemente, essas crianças acabam desaparecendo. As ilustrações não estarão apenas em molduras expostas na parede. Elas compõem a ambientação de uma grande cenografia que dialoga com o conceito das obras: o escritório da casa de um artista, um dos personagens das ilustrações. Foram feitas parcerias com alguns antiquários do Recife, que cederam peças para a composição do cenário, como mobiliário e diversos objetos de decoração. Itens históricos da coleção particular do artista também estarão presentes no cenário.
Leia também
O dia em que a morte sambou
Teatro de Sombras no Eufrásio Barbosa: O Dia em que a morte sambou
Sombras e assombros
Roteiro assombrado no Olha! Recife
Assombrações no mês das crianças
Boa Viagem tem Recife assombradinho
Boneca malamanhada assusta em Casa Forte: “irmã do boneco assassino”
Recife de assombrações tem Guia para crianças corajosas
Fantasma no Forte das Cinco Pontas
A lenda do muso sem cabeça
Boneca malamanhada assusta em Casa Forte: “irmã do boneco assassino”
Luciano Torres ganha prêmio internacional: botija, beato e besta fera
Cinema: Túlio Beat, da Bacural Cultural, leva Botija à Itália e à Inglaterra
História: Cruz do Patrão foi removida?
Moreno: Uma história de assombração
Sessão Recife Nostalgia: o Parque Amorim e a lenda do Papa-Figo
Baobá, assombração, rio e La Ursa Tours
Mais assombração no Olha! Recife
Assombração mobiliza Academia
Cultura Geek chega à Academia
Casa Forte: Cultura Geek e Assombrações
Cidade assombrada no Olha! Recife
Zoo Noturno Mal Assombrado, ui, ui
Assombração em Dois Irmãos. Vamos?
Assombrações no Zoo: de “Cumadre” Fulozinha à Motosserra Insana. Uiuiuii
Família Adams desembarca no Recife
Lua de Sangue chega a Olinda
Cobogó das Artes: bruxas, trevas e feitiçaria no Barreto Júnior
Mistérios do além com Branca Dias
Fantasmas de “Minha vida sem mim”
Fantasmas e Caminhadas Domingueiras
Holandês, fantasma e revitalização
Cobogó das Artes solta os vampiros em “Lua de Sangue”
Cobogó das Artes solta os vampiros de Lua de Sangue no Apolo
Família Addams desembarca no Recife
Olha! Recife e Mamam : Lendas urbanas
Serviço:
Evento: Exposição “O Sublime Obscuro: Narrativas do Inconsciente Grotesco”, de Lord Jimmy
Quando: De 27 de setembro a 10 de novembro, de segunda a sexta-feira
Horário: 9h às 17h
Onde: Sesc Santo Amaro, Praça do Campo Santo, Santo Amaro
Quanto: Acesso gratuito
Observação: Até o final da exposição, o público poderá participar de várias atividades, que podem ser conferidas abaixo
PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES Durante o período da exposição, haverá uma programação de atividades abertas ao público. Serão quatro visitas guiadas e três palestras.
VISITAS GUIADAS
Memento Mori: A vivência levantará questões como mortalidade, memória e utilização do patrimônio arquitetônico local como espaço de construção afetiva com a cidade, iniciado no território do Cemitério de Santo Amaro.
Data: 30 de setembro, das 14h30 às 16h30
Criação de personagem: A vivência propõe a criação de seres fantásticos através da imersão no mundo sublime e obscuro do Lorde Jimmy, utilizando algumas técnicas no desenho para dar corpo ao personagem.
Público: dos 15 aos 21 anos
Data: 04 de outubro, das 14h30 às 16h
Meu amigo imaginário: Através da imersão no mundo sublime e obscuro do Lorde Jimmy, a vivência para crianças se propõe na criação dos amigos imaginários, utilizando o desenho como ferramenta criadora.
Público: dos 9 aos 14 anos
Data: 07 de outubro, das 14h30 às 16h
Memórias e Afetos, uma tarde de CháA vivência pensada para a terceira-idade convida para uma tarde de chá e muita conversa, abordando questões sobre memórias como um lugar de afeto e como essas lembranças abraçam a exposição.
Público: a partir dos 60 anos
Data: 10 de outubro, das 14h30 às 16h
PALESTRAS
Construindo mundos fantásticos- Apresentação da construção temática das peças produzidas pelo artista e expostas na galeria. Abordagem do processo técnico a lápis, finalização em nanquim e construção dos bonecos de animação
Data: 13 de outubro, com Lorde Jimmy, das 14h30 às 16h30
Momemóriabilia – Colecionismo, antiquarismo e objetos como portadores de memórias e afetos. Exploração da arte em antigos objetos do cotidiano, suas formas, funções, valor estético e usabilidade no decorrer do tempo.
Data: 18 de outubro, com Lorde Jimmy, das 14h30 às 16h30
Hogwarts uma história – No formato de mesa redonda, serão abordados os aspectos técnicos, conceituais, narrativos e artísticos do universo de Harry Potter adaptado ao cinema.
Data: 20 de outubro, com Lorde Jimmy e equipe do @potterando, das 14h30 às 16h30
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Ytallo Barreto / Divulgação