Entre o arboricídio e a “Maratona Verde”

Compartilhe nas redes sociais…

Sem números que forneçam à sociedade um quadro real sobre a quantidade de árvores erradicadas no Recife – foram 5 mil nos três primeiros anos de gestão – o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), anunciou hoje oficialmente a Maratona Verde, que ocorre entre os dias 3 e 9 de junho, quando deverão ser plantadas 10 mil mudas na nossa cidade.  A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade espera contar com apoio da sociedade civil, escolas, igrejas, condomínios particulares e lojas para reforçar a iniciativa.

As inscrições podem ser feitas no site (http://meioambiente.recife.pe.gov.br/). As cem primeiras, darão direito a seus autores de receber mudas no endereço registrado, no prazo de uma semana que antecede a ação. Ao lançar a ação, o Prefeito afirmou que a “nossa meta é transformar o Recife em uma cidade mais verde e, consequentemente, melhor para se viver”. Tomara que seja verdade, porque o descaso com o verde é grande no Recife, inclusive em praças e parques, onde plantas e gramados morrem à míngua, por falta irrigação. Infelizmente o que a gente vê, no Recife, são muitas árvores degoladas. Em quase todas as ruas. E o que é pior, sem reposição. Algumas, depois de longo período guilhotinadas voltam à vida (foto).  Mas a maioria se transforma em troncos mortos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves, a  ação visa combater ilhas de calor que, aliás, o qual já está torrando em algumas regiões da Capital.  “O Recife tem algumas áreas mais áridas que foram detectadas pela nossa secretaria logo que chegamos. É exatamente aí que vamos atacar dentro do plantio urbano e vamos tentar criar também mini-bosques pela cidade toda. Isso traz muito resultado positivo na questão do carbono, das mudanças climáticas, no combate às ilhas de calor”, diz. O plantio será composto, prioritariamente, por mudas nativas da Mata Atlântica e espécies adaptadas às condições ambientais do Recife.

Entre as árvores que serão plantadas estão: pau-brasil; craibeira, algodão da praia; amescla-de-cheiro; sucupira; pau de jangada; leiteiro, jenipapo brabo, martelo, cupiúba e gitó, sendo de pequeno, médio e grande portes. “A Maratona Verde é uma das estratégias da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife para incentivar a ampliação, de forma coordenada, da massa verde da capital pernambucana, medida que traz diversos benefícios, como armazenamento de carbono, redução da poluição do ar e de ruídos, sombreamento, restauração de solos degradados e embelezamento”, informa a Semas. Com arboricídio tão grande e ação exagerada da motosserra insana, finalmente, as autoridades perceberam que o Recife precisa mesmo de um tratamento de choque, quando o assunto é arborização urbana. Vamos ver se funciona.

Leia também:
População acusa arboricídio no Recife
“Abaixo o arboricídio insano”
Lei para conter arboricídio
Compensação pelo arboricídio
“Até que o golpe final aconteça”
Quatro mil árvores eliminadas no Recife?
Arboricídio vira caixa preta
Recife ficará mais verde até 2021

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Léo Lemos/ Arquivo #OxeRecife / Cortesia

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Parem de derrubar árvores. Comuns no Recife, arboricídios pipocam no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.