Com o mercado ávido de mão de obra especializada, o mundo digital tem mobilizado não só a iniciativa pública como também a privada, formando jovens para atender à demanda crescente no setor. No Recife, duas oportunidades: o Programa Conexões Periféricas e Progama Embarque Digital. O primeiro está com inscrições abertas desde a quarta-feira (1/2), para curso gratuito sobre programação web. O Programa é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Juventude, desde 2018, em parceria com a ThoughtWorks.
Neste ano, a terceira edição do Conexões Periféricas será realizada também em parceria com o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e com o hub de educação FA.VELA. As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro por meio do formulário disponível no link [https://forms.gle/4RpvBqspSzQLnnrR7]. Já o Programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife (em parceria com o Porto Digital) está com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro. Elas podem ser feitas exclusivamente pela internet, através do site do Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br) ou pelo Conecta Recife.
Para o Embarque Digital, são ofertadas 350 vagas em nível superior na área de tecnologia, para cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, totalmente custeados pela Prefeitura do Recife. Pode se habilitar quem estudou na rede pública, fez o ENEM nos últimos cinco anos e deseja estudar e trabalhar na área de tecnologia. Ou seja, uma boa oportunidade. É tudo pago, cem por cento pela PCR, com condução do processo pelo Porto Digital. “A gente conta com a inscrição do jovem que deseja trabalhar nessa área tão importante e aquecida do mercado, essa é a melhor chance”, destaca o Prefeito João Campos (PSB). Esta é a quarta turma do Embarque Digital, que já possui 800 estudantes participando do programa.
O Conexões Periféricas selecionará 25 alunos para formar a turma. Podem participar, jovens residentes no Recife e que tenham entre 16 e 25 anos de idade. Do total de vagas, 75% serão reservadas para candidatos negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. As demais vagas serão de livre concorrência. No processo seletivo, mediante preenchimento do formulário, serão levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero, fator socioeconômico e interesse pelo curso. Já no Embarque Digital, metade das vagas era para a população negra, mas hoje essa população já representa 66% dos alunos do programa Embarque Digital. A gente está dobrando o número de formados nessa área na cidade do Recife”, comenta Pierre Lucena, Presidente do Porto Digital. A meta do programa é beneficiar 2.000 estudantes
Outra frente vem do Instituto MRV, braço social da MRV&CO, que destina um por cento do seu lucro líquido a projetos educativos que, em sete anos, já beneficiaram 1,1 milhão de pessoas, segundo a empresa. No Recife, o destaque é para o projeto “Juventude Code: Clube de programação para jovens em situação de vulnerabilidade social”, que formará até o final do ano 60 jovens da comunidade do Pilar, que fica incrustrada no bairro do Recife Antigo. O Projeto desenvolve estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) do Porto Digital. A MRV&CO é uma plataforma habitacional, composta pela MRV e empresas que fornecem soluções de moradia.
Há outros cursos disponíveis, abordando outras áreas, para qualificação profissional. O Sesi-PE oferece 300 vagas, para “Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho” e “A Importância do Feedback”. São 150 vagas para cada curso. Tudo grátis. As inscrições vão de 1º a 15 de fevereiro ou até as vagas serem preenchidas. Os interessados devem ter a partir de 16 anos, noções básicas de internet e acesso à internet e e-mail. Após a matrícula, o estudante terá até 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso escolhido. O primeiro curso terá duração de doze horas, o segundo de oito. Depois de concluir o curso, os estudantes irão realizar uma avaliação na plataforma educacional e, ao após atingir 70 pontos ou mais no exame, receberão o Certificado de Conclusão. Para tirar dúvidas ou obter outras informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp (81) 98151-8375 ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.
Leia também
Senai oferece cursos gratuitos para jovens de baixa renda
Senai oferta 18 cursos gratuitos
Passada a eleição, que tal mergulhar nos mistérios do espaço?
Profissionalização: Senai oferta 2.500 vagas para 17 cursos
Prefeitura do Recife e Senac ofertam 770 vagas em mais de 20 cursos
Artesanal Nordeste vai ofertar aulas de croché
Pró-Criança oferta criança para jovens que cumprem medidas socioeducativas
Serviço: Cursos gratuitos no Sesi
FICR antiga Faculdade Marista integra plataforma para ajudar estudantes
Estágios: 336 vagas no Ministério Público de Pernambuco
Oportunidade para estudantes
BRK ambiental seleciona universitários
Emprego ao alcance do celular
Prefeitura emprega nutricionistas
Aulas de empreendedorismo
Boa nova para micro empreendedores
Serviço: cursos gratuitos no Sesi
Cinco equipes pernambucanas no festival Sesi de Robótica
Senac oferta cursos voltados para proteção do meio ambiente
“Coroas” aprendem a ser palhaços
Sesc oferta cursos virtuais na pandemia
Curso virtual de dança de salão
Informática gratuita para idosos
Quer ser artista? Procure o Sesc
Qualifica Recife: 5.493 vagas para cursos
Cursos virtuas: canto, música, máscaras para teatro
Escola Pernambucana de Circo oferta bolsas de R$ 5 mil para cursos
A melhor ação social do Nordeste
A saga dos santos resgatados
Cursos baratinhos no sesc
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: MRV / Divulgação