Encenada por seis décadas, a histórica “Um sábado em 30” volta ao palco

Compartilhe nas redes sociais…

A foto acima pertence ao acervo do Teatro de Amadores de Pernambuco. E é uma foto histórica. Retrata o elenco de “Um sábado em 30” , que começou a ser encenada nos anos 60 do século passado e que fez um sucesso tão estrondoso, que tornou-se o espetáculo que ficou mais tempo em cartaz em Pernambuco, quem sabe no Brasil. Quem quiser rever a peça ou vê-la pela primeira vez, no caso dos mais jovens, podem se agendar para esse final de semana, pois ela será encenada na sexta e no sábado (6 e 7 de junho).

Foram seis décadas de sucesso, e as encenações ocorreram – em sua maior parte – no Nosso Teatro, depois chamado Teatro Valdemar de Oliveira. E que, infelizmente, hoje se encontra em ruínas. Era ali que o TAP apresentava suas produções, sendo que a Casa de Bernarda Alba, de Garcia Lorca ( 1898-1936   ) ; e “Um Sábado em 30″, de Luiz Marinho (1926-2002), foram as de maior sucesso. A segunda passou as seis décadas em cartaz,  de  casa sempre cheia. A longevidade da encenação – uma das mais duradouras no Brasil – transformou-se inclusive em notícia nacional no final da década de 1990. Agora, a peça volta ao cartaz. Segundo a assessoria de imprensa, dez anos após ter sido encenada pela última vez no Recife.

Se inspirada na clássica montagem anterior, “Um sábado em 30” vai fazer todo mundo rir: preconceitos

A nova montagem com um outro elenco, será no Teatro Boa Vista em duas apresentações exclusivas, no dia 06 de junho (sexta) às 20h e dia 08 (domingo), às 19h. No retorno especial, a montagem reúne um elenco conhecido nos palcos do Recife, como Clenira Melo, Ivanildo Silva e Renato Phaelante. Eles estão  ao lado de grupo de novos talentos. A história se passa durante a Revolução de 1930, tendo como pano de fundo uma família rica conservadora, que não aceita que suas filhas se envolvam com “qualquer pessoa”.

Naquela época, os preconceitos sociais eram mais contundentes do que nos tempos atuais. Mesmo assim, o filho da família se apaixona pela empregada doméstica, dando início a um romance carregado de encontros, conflitos, amor e rejeição — tudo permeado por muita comédia, crítica social e fofocas hilárias. E quem rouba a cena é Sanana, uma senhorinha de 80 anos que comanda o ritmo da peça com tiradas afiadas e participação decisiva no desenrolar da trama. No TAP, Sanana ganhou interpretação memorável de Diná de Oliveira (1907-1998), uma das damas do teatro pernambucano. Prepare-se, pois, para reviver ou conhecer esse marco do teatro nacional, que promete emocionar, fazer rir e matar a saudade do público pernambucano. A direção da nova montagem é de Roberto Oliveira. No elenco, Clenira Melo, Renato Phaelante, Ivanildo Silva, Iza Fernandes, Aderson Simões, Will Menezes, Leticia Galeno, Priscila Cardoso, Ziel Almeida, Carol Constantino, Davi Aguiar, Emerson Rodrigues, Andrea Matoso, Zezé Andrade, Yluska Washington, Beto Filho e Maria Alice Oliveira.

Leia também
Anco Mácio resgatada toda a obra de Luiz Marinho
Grupo Bora Preservar arruando pelos teatros do Recife: os que se foram e os que sobrevivem
História rica e memórias afetivas: Teatro ganha livro
Leidson Ferraz lança livro sobre crítica e cena do Recife no Santa Isabel
Livro mostra a rica vida cultural do Recife: teatros, óperas, companhias estrangeiras nos séculos passados
Teatro Santa Isabel, 175 anos, oferta espetáculo gratuito.

SERVIÇO
Um Sábado em 30
Dias – 06 de junho (Sexta) às 20h e 08 de junho (Domingo) às 19h
Local – Teatro Boa Vista
Valor – 50,00 (Preço único)
Vendas antecipadas no site SYMPLA
Sexta – https://www.sympla.com.br/evento/um-sabado-em-30-sexta-06-06/2976588
Sábado – https://www.sympla.com.br/evento/um-sabado-em-30-domingo-08-06/2976601
Ou na BILHETERIA DO TEATRO no dia do espetáculo com 1h de antecedência do espetáculo.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo do Teatro de Amadores de Pernambuco e Fernando Marques/ Divulgação.

Continue lendo

“Revinda” e Grupo “Brincantes das Ladeiras” movimentam Olinda no sábado

Musical “Francisco, um instrumento de Paz” homenageia o Santo no Guararapes

Grupo Ciência Divertida Cultural leva educação financeira a escolas do Recife

Um comentário

  1. Imperdível! Assisti no TAP, há alguns anos e é divertidíssima ,com elenco maravilhoso.
    Essa nova montagem fará, tenho certeza, um grande sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.