Embaixadora e Chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste, com sede no Recife, Kátia Gilaberte além de diplomata, é fotógrafa e escritora. Ela viajou ontem ao Rio de Janeiro, onde recebe o Prêmio Cátedra 10, na categoria Distinção, que foi criado pela Cátedra Unesco de Leitura da PUC Rio. A cerimônia de entrega dos premiados ocorre às 16h dessa sexta (6/3) no auditório da IAC PUC Rio.
O prêmio lhe foi concedido pelo livro infanto juvenil O Acordeão Vermelho. O livro é pura emoção, e ela diz que é para pessoas “dos 9 aos 99 anos”. Em 2016, Gilaberte publicou seu primeiro livro dirigido ao público infantil, Catarina e o lagarto, ilustrado por Bruna Assis Brasil. O livro, uma produção independente, foi premiado como o melhor texto infantil daquele ano pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil (AEILIJ).
Pela Caleidoscópio Edições, de Pernambuco, publicou, em 2018, Do outro lado do rio, também em parceria com Bruna Assis Brasil. É uma das autoras da coletânea Com o pé na terra, que reúne 19 escritoras brasileiras, tendo colaborado com a Caleidoscópio na organização da obra, lançada no âmbito do Mulherio das Letras, em 2018. O Acordeão Vermelho foi produzido em parceria com a ilustradora Luciana Grether, e também foi editado pela Caleidoscópio. No Recife, ela lança o livro às 19h do dia 12, na Passa Disco, que fica na Rua da Hora, Espinheiro. O #OxeRecife vai voltar ao assunto, por ocasião do lançamento.
Leia também:
Livro Vozes do Brasil na Passa Disco
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Arquivo pessoal