Foi muita chuva. E ainda está sendo. Tirando a feirinha de produtos orgânicos, nos jardins da Fundação Joaquim Nabuco – meu ritual doméstico de todas as quintas-feiras – tive que cancelar os outros compromissos do dia. Motivo: muita água nas ruas. Não é para menos. Segundo a Defesa Civil do Recife, das 21h da quarta (12/5) às 9h da quinta (13/5), os pluviômetros registraram 101,2 milímetros de chuvas. Em doze horas, choveu o equivalente a 30 por cento da média histórica do mês de maio (328 mm). Pelo que se vê, no Recife da emergência climática, as chuvas estão cada vez mais concentradas. Pois o fenômeno foi registrado por três meses consecutivos: março, abril e maio de 2021.
No início da tarde dessa quinta-feira, a Prefeitura atualizou os dados. Entre 23h da quarta e 11h da quinta, foram 118 milímetros de chuvas, o que eleva para 36 por cento o percentual do total que era esperado para esse mês de maio. Nessa quinta (13/5) a água é tanta, que a Autarquia de Limpeza Urbana e Manutenção do Recife (Emlurb) está utilizando caminhões equipados com jatos de sucção, para tentar minorar as dificuldades para motoristas, pedestres, ciclistas, motoqueiros. As intervenções ocorrem na rua 10 de Julho com 20 de Janeiro e Barão de Tefé com Desembargador José Neves, Avenida Boa Viagem (em Boa Viagem); Avenida Recife (Ipsep); Avenida Dois Rios ( SESI ), Ibura; Avenida General San Martin com Gomes Taborda, Rua Paes Cabral, Av. Caxangá (Cordeiro); Rua João de Andrade (Jardim São Paulo); Rua Otávio Lobo (Jiquiá); Estrada do Encanamento (Casa Amarela); Avenida Beberibe e Rua Expedicionário Jamil Dagle, ao lado da Praça Maria José dos Santos (Água Fria); Rua São João (Campina do Barreto); Rua Uriel de Holanda com José Amarindo dos Reis (Dois Unidos), entre outros.
Os alagamentos mostram, também, que faltam galerias para que as águas possam escoar. Quando existem, infelizmente, encontram-se obstruídas inclusive pelo excesso de lixo. Um absurdo. O problema demonstra, também, a falta de educação doméstica e ambiental da população. No primeiro período (das 21h da quarta às 9h da quinta), foram recebidos 43 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas plásticas. A Defesa Civil pode ser acionada pelo 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento acontece 24h por dia. A Prefeitura informa que em 2021, o investimento total do município na Ação Inverno é de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. O trabalho começou desde janeiro deste ano e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais.
A PCR informa, ainda, que equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Entre 0h e 9h desta quinta-feira (13), período com maior incidência de chuva, não foram registrados sinistros de trânsito com vítima. No período, a CTTU registrou ocorrências em 16 semáforos, dos quais seis já foram resolvidos e dez estão em atendimento. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 162 câmeras de videomonitoramento.
Leia também:
Em três dias, 71 por cento de toda a chuva prevista para abril
Chuva (de seis horas) equivalente ao previsto para dez dias do mês de março
Cinco dias de chuva que valem por cinco
Temporal derruba oito árvores
Zona Norte: Ruas e garagens alagadas
Ruas inundadas e Capibaribe cada vez mais caudaloso
Lixo retirado dos canais já é 20 por cento do total coletado no Recife
Lixo oficial permanece às margens do Rio Capibaribe
Praça de Casa forte perto do fim dos alagamentos
Águas pluviais e esgoto doméstico: quando tudo se mistura sob o chão
Chuvas: Jacarés ganham ruas
Temporal: Formigueiro e ninho de João-de-barro à prova de chuva
Segunda feira de chuvas sem o romantismo dos blocos
Morros ganham parceria contra chuva
Chuva: Se precisar chame o 0800 0813400
Eventos adiados devido à chuva
Chuva adia caminhada do Forró e fecha equipamentos culturais do Recife
Urgente: Chuva fecha Jardim Botânico
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Anita Dubeux (cortesia) e Letícia Lins
Excelente texto! Informação essencial para o recifense.