Duo Repercuti leva marimba, vibrafone, tambores, alfaias ao Teatro do Parque

Compartilhe nas redes sociais…

Quinta-feira de percussão erudita com o sagrado dos tambores ancestrais. É que a partir das 19h30 do dia 25 de setembro,  acontece o show “Duo Repercuti convida Tambores da Xambá”,  no Teatro do Parque.  A dupla, que é formada pelos músicos Emerson Rodrigues e Emerson Coelho, convida o público a uma experiência sensorial intensa, marca do espetáculo, que enaltece a presença de artistas negros no palco e a “sonoridade afrossinfônica” do Repercuti. Tudo aliado à potência e simbolismo dos Tambores da Nação Xambá, um dos ícones da cultura afro-pernambucana.

A apresentação, que é gratuita, é viabilizada pela PNAB, do Governo Federal, via Prefeitura do Recife, pela Secretaria de Cultura do Recife. O show integra também um projeto maior de circulação do Duo, estreado em Salvador no Festival 2 de Julho. Os instrumentistas revivem as composições do álbum de estreia, “O Som das Baquetas”, lançado há três anos. Mas o programa inclui desde composições mais desafiadoras, como “Pakiparabaki” (de Henrique Albino), e “Chorinho Bom” (do acordeonista Beto Hortis), até criações mais antigas, como   (de Emerson Coelho) e “Batuque” (de Emerson Rodrigues). Há espaço ainda para cantos tradicionais da liturgia do candomblé, em iorubá, como a saudação a Ogum. Emerson Rodrigues e Emerson Coelho dividem os instrumentos com Beto, Memé e Thulio da Xambá, nascidos e criados no berço de um dos únicos terreiros de xangô (candomblé) de Nação Xambá do Brasil.  O Duo resulta de um longo trabalho de pesquisa e parcerias especiais, com criadores como Amaro Freitas e Henrique Albino.

O Repercuti propõe uma sonoridade extremamente original,  robusta e, ao mesmo tempo, delicada, que desperta sentimentos, surpreende e conquista a cada acorde. O Duo Repercuti e os músicos da Xambá tocaram juntos em outras duas ocasiões: no Teatro Hermilo Borba Filho, no Bairro do Recife; e no Festival Panela do Jazz, no Poço da Panela.

O Repercuti nasceu do encontro entre dois bacharéis do Curso de Percussão Erudita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sendo o primeiro duo de percussão criado em Pernambuco e o único em atividade atualmente, a dupla formada pelos jovens Emerson Coelho e (José) Emerson Rodrigues vem se debruçando sobre o estudo de obras instrumentais para dois percussionistas, interpretando, difundindo repertórios autorais e experimentando sonoridades que proponham diálogos entre a percussão sinfônica e a percussão popular.

No palco, os músicos se alternam entre instrumentos como marimba, vibrafone, alfaia, caixa, ximbau,engomes, entre outros. No vídeo abaixo, disponível no YouTube uma mostra do trabalho do Duo

Leia também
Duo Repercuti: O som das banquetas convida os tambores de Xambá”
Duo  Repercuti: O som das banquetas convida com acesso gratuito
Pai Ivo de Xambá vira Doutor Honoris Causa da UFPE
Nação Xambá, 88 anos de resistência
 Quinta Nagô no Pátio de São Pedro: Afoxé Oyá Alaxé e passarela para desfile

Serviço:
Show Repercuti convida Tambores da Xambá

Quando: 25/09 (quinta-feira), às 19h30
Onde: Teatro do Parque (rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Os ingressos são gratuitos, com retirada pela plataforma Sympla
Acessibilidade: Audiodescrição disponível

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: UHGO e Hannah Carvalho/ Divulgação

Continue lendo

Banda Sinfônica e SaGRAMA: clássicos, MPB, cultura popular e trilhas de cinema

Festival de Dança: Bacnaré no Teatro do Parque com “Nações Africanas”

Centro do Recife: Falta de cuidado é visível até nas calçadas da Boa Vista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.