Depois de andar por enfermarias, corredores de hospitais e do convívio com tantas crianças em situação geralmente delicada – muitas vezes lutando contra doenças graves – os Doutores da Alegria partem agora para nova empreitada. Inspirados nas histórias que vivenciam durante o trabalho de distrair e divertir pequenos pacientes, eles agora anunciam o lançamento de um livro: Coletânea Conta Causos – Volume 1. Na verdade, uma extensão dos registros escritos do grupo e também de apresentações que eles já costumam fazer até em palcos, relatando histórias das vivências como palhaços. E são muitos os relatos, alguns tristes, mas outros curiosos, ou engraçados. Também há aqueles de final imprevisível e surpreendente. O livro terá vários lançamentos (em hospitais onde o grupo atua) e também em live. As datas, você pode conferir ao longo desse texto.
Os palhaços já estavam acostumados a escrever textos sobre as experiências nas unidades de saúde, que são publicados no site da associação. Mas essa é a primeira vez que os relatos ganham tratamento literário e são transformados em livro. “É uma forma de ampliar o público do nosso trabalho, compartilhando a nossa atuação nos hospitais com pessoas que não estão internadas, que não necessariamente vão passar pela experiência de acompanhar um atendimento dos Doutores da Alegria”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife, que organizou o livro ao lado de Luciano Pontes (Dr. Lui), ator, palhaço e escritor. O livro reúne treze contos, com base em experiências vivenciadas entre palhaços, crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Os contos foram escritos por cada um dos artistas do elenco pernambucano dos Doutores da Alegria.
Alguns exemplares do livro serão simbolicamente entregues aos hospitais parceiros da associação pela dupla de artistas que realiza intervenções duas vezes por semana na respectiva unidade de saúde.
Nestes dias, a manhã de trabalho dos artistas vai incluir a contação da história que cada palhaço escreveu para as crianças internadas, de forma individualizada, nas visitas leito a leito. Ou seja um belo trabalho. Confira a programação. A primeira ação especial de lançamento do livro “Coletânea Conta Causos” nos hospitais será no dia 8 de agosto, segunda-feira, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), no bairro dos Coelhos. Na terça, 9 de agosto, é a vez do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e do Procape, em Santo Amaro. Na quarta, 10 de agosto, do Hospital da Restauração, no Derby. E na quinta, dia 11, do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga. As intervenções dos palhaços nos hospitais começam sempre às 10h. Além de lançar os livros nos hospitais, haverá um lançamento com uma live especial no dia 11 de agosto, às 17h, no canal do YouTube dos Doutores da Alegria (youtube.com/canaldosdoutoresdaalegria). A ideia é fazer um bate-papo sobre o processo de criação do livro, desde as aproximações dos artistas com a literatura até as ilustrações e a acessibilidade do projeto, e uma contação de histórias especial de alguns contos que compõem a publicação. Os Doutores da Alegria levam arte e acolhimento aos hospitais. Eles existem há 31 anos, porém atuando há dezenove no Recife. Luciano Pontes mostra como o livro virou uma extensão do trabalho realizado nos hospitais.
“Sempre nos perguntam como nós, artistas, lidamos com as questões delicadas relacionadas ao hospital, como doença e morte. Em cada conto, os palhaços tiveram a oportunidade de responder esse questionamento de maneira poética”,.
As ilustrações do livro são da aquarelista Simone Mendes e subvertem a imagem tradicional do palhaço. Os traços delicados e os desenhos em tons pastéis revelam um elemento que se repete, embora ressignificado: o nariz vermelho do palhaço. Por exemplo: e se o nariz vermelho for um nariz de peixe? Ou for o sol? O prefácio da publicação é do escritor Ronaldo Correia de Brito. Ronaldo também é médico, e é autor da peça O Baile do Menino Deus, auto de natal que virou um clássico do ciclo natalino do Recife. Já a apresentação é feita por outro Ronaldo, o Aguiar. Este é ator e palhaço, diretor artístico dos Doutores da Alegria.
Leia também
Doutores da Alegria: Crianças ganham festejos juninos
Doutores da Alegria: Festa virtual
Marsenal tem Doutores da Alegria
Circuito dos baobás na bobociclismo
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Pandemia com delivery de palhaços
Sertão tem “Palhaçada é coisa séria”
Oxe, Mainha! Cinderela trintou
Vamos morrer de rir com elas?
As palhaçadas das Violetas da Aurora
Véio Mangaba vira palhaço insone
Palhaças chegam à Amazônia
Palhaças invadem o Recife
Palhaças agitam jardim e cabaré
Jornalista, atriz, palhaça e amiga
“Coroas” aprendem a ser palhaços
Serviço
Agenda de lançamento do livro Coletânea Conta Causos – Volume 1:
8/8, às 10h – Imip
9/8, às 10h – Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape
10/8, às 10h – Hospital da Restauração
11/8, às 10h – Hospital Barão de Lucena
11/8, às 17h – Live no YouTube (youtube.com/canaldosdoutoresdaalegria)
PARA ACESSAR O PDF E A VERSÃO ACESSÍVEL DO LIVRO: contacausos.doutoresdaalegria.org.br
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Lana Pinho / Divulgação / Doutores da Alegria