Domingo de maestro por um dia

Compartilhe nas redes sociais…

O  domingo  (10) é de Forró, o mais irreverente e informal maestro do Recife. Ele planta bananeiras nos palcos e já “desembarcou” no carnaval do Recife, em pleno Marco Zero, pendurado em uma tirolesa, executando no ar os passos do frevo. Também é mais fácil vê-lo reger uma banda de bermuda e camiseta do que de terno ou de fraque, seja com quem esteja. Maestro Forró é assim.

Ele já levou a música de Pernambuco a mais de 30 países, e contribuiu para disseminar a fama da Bomba do Hemetério como um polo cultural. Além da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, o bairro da Zona Norte possui outras manifestações como escola de samba, caboclinhos, maracatu. No domingo o Maestro Forró dá uma chance para todo mundo. Como acontece há 17 anos, ele comanda o evento Todos São Maestros, a partir das 14h, naquele alto recifense.

Tudo começou como uma brincadeira, depois do carnaval. Mas funciona assim: o público interage com a orquestra. Em poucas palavras: cada pessoa pode tirar uma de maestro. Pega a batuta, e rege a orquestra por alguns minutos. E não é preciso ser músico para dar uma de regente. O encontro tem dois momentos: 14h às 15h, a orquestra executa frevos e releituras da MPB, com batuta livre. E depois das 15h, o cortejo sai pelas ruas do bairro. Em 2019, há dois homenageadas: Sílvio Botelho, pai dos verdadeiros bonecos gigantes de Olinda. E também o Maracatu Batuques de Pernambuco. A festa é aberta ao público. E começa na sede da Orquestra Popular Bomba do Hemetério, que fica à Rua Pastor Benoby, 173. A Orquestra foi fundada por Forró.

Leia também:
Nada vale a pena quando a alma é pequena
Maestro Forró anima Quinta do Galo
Bonecos gigantes: não confunda alhos com bugalhos
Bonecos gigantes: crise de identidade 

Texto:  Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.