Mais um dia de carnaval antecipado no Recife. Depois do desfile de “Amantes de Glória”, no sábado (31/01), nesse domingo tem “Coroas de Inox”, com concentração à tarde, no Bar Jabuti, na Rua Dona Maria Guerra, no bairro do Hipódromo, onde normalmente a concentração começa no início da tarde. Já no centro do Recife, o “cardápio” é variado. Vai do romantismo dos blocos líricos ao Circuito Leda Alves de Cultura Popular, uma ação antecipada que mostra o caleidoscópio do nosso carnaval. No Pátio de São Pedro, bairro de São José, tem encontro de afoxés.
Como tem ocorrido desde o começo a temporada pré-carnavalesca, nesse domingo, 1º de fevereiro de 2026, manifestações culturais do Circuito LA ocupam o Centro da cidade. Aliás, o bairro do Recife, o Recife Antigo. A concentração ocorre no Cais da Alfândega, de onde os grupos partem rumo à Praça do Arsenal. Hoje desfilam maracatus (de baque solto e de baque virado), afoxés, bois, caboclinhos, tribos de índios, companhias de dança entre outros. Os cortejos começam a partir das 16h nesse domingo. O roteiro é o habitual: após o Cais da Alfândega, Ruas Marquês de Olinda, Madre de Deus, Moeda, Mariz de Barros; Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal. Veja o que vai rolar: Cia de Dança No Ritmo do Compasso, Apollo Frevo Orquestra, Orquestra Capiba, Clube de Boneco Seu Malaquias, Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, Maracatu Estrela da Tarde, Tribo de Caboclinho Tupi, Caboclinho Os Carijós de Goiana, Maracatu Onça Dourada de Aliança.
E ainda: Maracatu de Baque Solto Leão Coroado, Maracatu de Baque Solto Pavão Dourado de Tracunhaém, Afoxé Ylê Axé Oxum Jagurá, Afoxé Povo de Ogunté, Boi Mirim de Água Fria, Madeira do Rosarinho, Sultaki do Samba, Maracatu Nação Porto Rico, Grupo Jardim no Frevo, Orquestra A Recifense, Grupo de Dança Doce Mel, Orquestra Abraça Recife, Passistas Balé Popular do Recife, Orquestra 6 de Dezembro, Cia Dançantes do Passo, Orquestra Veneno do Recife e Sambadeiras.
Atravessando duas pontes para quem vem do Recife Antigo para a Boa Vista – podem ser a Buarque de Macedo e a Princesa Isabel – você já está na Rua da Aurora, onde nesse domingo acontece a segunda etapa do romântico Aurora dos Carnavais, reunindo o romantismo dos blocos líricos. O último a se apresentar é o da Saudade, um dos responsáveis pela explosão dos blocos de pau e corda, a partir do século passado. O Aurora dos Carnavais começa às 16h, na Rua da Aurora, em frente ao monumento Tortura Nunca Mais. São tantos os blocos líricos, que em 2026,em sua 27ª edição, o evento foi dividido em duas etapas: a primeira no sábado, a segunda no domingo. Hoje, marcam presença na Aurora: Folguedos de Surubim, Lira de Carpina, Magia Lírica, Verde Linho, Damas e Valetes, Sempre Feliz, Flor de Tamarindo, Confete e Serpentina, Ilusões, Flores de Paulista, Boêmios da Boa Vista, Seresteiros de Salgadinho, Amantes das Flores, Saudade.

E no Pátio de São Pedro tem encontro de afoxés, um dos eventos preparatórios para a cerimônia de Ubuntu, que acontece na quarta-feira anterior ao carnaval, no centro do Recife. O encontro será a partir das 17h. Oyó (1983); Afoxé Ylê de Egbá (1986); Afoxé Oxum Pandá (1995); Afoxé Filhos de Xangô – UAPE (1999); Afoxé Filhos de Dandalunda (2000); Afoxé Povo de Ogunté – UAPE (2000); Afoxé Omim Sabá (2002); Afoxé Ilê Xambá (2004); Afoxé Omo Nile Ogunjá (2004); Afoxé Oyá Alaxé (2004); Afoxé Povos dos Ventos (2004); Afoxé Omó Obá Dê (2005); Afoxé Oxum Jagurá (2005); Afoxé Elegbará (2006); Afoxé Ogbô Obá (2007); Afoxé Yami Balé Gilê (2007); Afoxé Babá Orixala Funfun (2012); Afoxé Obá Iroko – UAPE (2012); Afoxé Omo Inã (2012); Afoxé Ara Omim (2014); Afoxé Aféfé Lagbará (2016); Afoxé Omolu Pa Kérù Awo (2016); Afoxé Filhos de Ayrá (2018); Afoxé Omo Lufan (2019); Afoxé Oyá Egun Nitá (2019); Afoxé Aganju Àseobà (2022); Afoxé Télà Ókó Ara Ejibo (2023).
Leia também
Amantes de Glória, Pomba Lesa, Aurora dos Carnavais e Pitombeira no Recife
Bloco de carnaval tem foco nobre e curioso. Quem não virou, virará
Eleitos Rei e Rainha do Baile da Pessoa Idosa 2026
Exceção da Regra: Casarão é preservado e vira centro de atendimento para idosos.
Artigo: Carnaval de Pernambuco é uma festa inigualável, por Lélia de Maria
Artigo: Porque o carnaval movimenta bilhões e o que ele tem a ver com sua empresa por Andreza Santana
Artigo: carnaval aquece economia criativa e anima empreendedores, por Paula Sauer
Bairro do Recife tem desfile de 20 agremiações e “Eu acho é pouco”
Galo, Cordão da Bola Preta, bois, maracatus, afoxés, caboclinhos e frevo
Sexta-feira movida a maracatus, blocos líricos e Elba Ramalho. Tudo grátis
2026: Carnaval do Futuro tem diversificado circuito da cultura popular em 2026
Pátio de São Pedro tem encontro de baques de caboclinhos e índios
Prepare o look do carnaval ajudando o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC
Alegoria gigante do Galo da Madrugada vem como suporte à saúde mental
Começam ensaios do Tumaraca, encontro de maracatus do tipo nação
Carnaval inclusivo: abertas inscrições para rei e rainha do carnaval para PCD
Programação gratuita no Paço do Frevo com Spok e Silvério
Quase invisível nas ruas, Siri na Lata completa 50 anos com festa no Paço Alfândega
Prévias de rua do Recife tem até do Galo com o Bola Preta
Domingo de repertório do carnaval romântico com Coral Edgar Moraes
Maracatu Rural Cambinda Brasileiro ensina música e coreografia a jovens
Tradicional Queima da Lapinha movimenta o Centro. Depois é carnaval
Dia de Reis tem Queima da Lapinha no centro, na Casa da Rabeca e Várzea
Protesto, cortejo natalino, orquestra sinfônica e “Mexe com tudo” no Recife
Aos cem anos, o Bloco Madeira do Rosarinho é o homenageado do carnaval 2026
Carnaval: Prefeitura do Recife abre prazo para inscrição de propostas artísticas
Carnaval virou disputa para marcar território (político) entre João e Raquel
SERVIÇO
Eventos gratuitos desse domingo (1/02), no Recife
Carnaval não oficial:
Coroas de Inox – Concentração no Bar Jabuti, a partir de 13h
Rua Dona Maria Guerra, Hipódromo
Carnaval oficial:
Circuito Leda Alves de Cultura Popular – Carnaval 2026
Concentração: Cais da Alfândega – Bairro do Recife
Data: 1º de fevereiro de 2026
Horário:: a partir das 16h
Percurso: Cais da Alfândega, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Rua da Moeda, Rua Mariz e Barros, Av. Rio Branco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal
Acesso: Gratuito
27ª da Aurora dos Carnavais
Data: 1º de fevereiro
Horário: 16h
Onde: Rua da Aurora, em frente ao monumento Tortura Nunca Mais
Encontro de Afoxés
Data: 1 de fevereiro
Horário: 17h
Onde: Pátio de São Pedro
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Vanessa Alcântara e MarcosPastich/ PCR
