Diversão tripla no Centro Cultural Eufrásio Barbosa: Exposição, Feira Miolo (s) e Aurora Instrumental

Estive na quinta-feira no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, que passou recentemente por uma reforma e virou um espaço espetacular, com teatro, área verde, sala para exposições, para feiras. Atualmente, a antiga fábrica de doces sedia três eventos: Aurora Instrumental (O som que nelas habita), a exposição sobre Adão Pinheiro e a Feira Miolo (s), esta a partir desse sábado. Portanto, você tem um motivo triplo para deslocar-se até Olinda, mesmo que seja para ir a um só lugar.

Na quinta, assisti lá dois shows: o da trompetista Neris Rodrigues e o da violinista e rabequeira Aglaia Costa, ambos muito bons, porém pouco prestigiados pelo público o que provavelmente se deve a alguma falha na divulgação do evento. Quem for nesse sábado à Miolo (s), pode também se programar para assistir os shows de Ligia Fernandes (19h) e o de Renata Rosa (20h20). Amanhã (27/11) apresentam-se no Aurora Instrumental, Vitória do Pife (17h) e Negadeza (18h20m). Os shows acontecem no aconchegante Teatro Fernando Santa Cruz, que fica no interior do Eufrásio. A exposição de Adão Pinheiro está em cartaz até dezembro, e a visitação ocorre  até  as 17 h.

Christiano Mascaro estará presente na Feira Miolo (s) no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa: Revista Ragu

A partir de hoje, editoras, coletivos e artistas gráficos independentes de todo o país participam da primeira edição da Feira Miolo(s) Olinda, também no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, no Varadouro. O horário é das 11h às 20h, só nos dias 26 e 27. Aberta ao público e com programação gratuita, a feira é uma oportunidade única para  conhecer títulos publicados pelas mais importantes editoras do mercado independente brasileiro. E também saber sobre o trabalho autoral de ilustradores, cartunistas,quadrinistas e gravuristas que se destacam na cena cultural nacional. A Miolo(s) Olinda integra o Circuito Cepe de Cultura, tem como proposta estimular conexões e encontros entre quem escreve, edita, divulga e vende com o público leitor.

Apesar das adversidades, o mercado que reúne selos independentes vem crescendo no país. A curadoria da feira é da editora paulista Lote 42 – criadora da Miolo(s), o mais importante evento do segmento no Brasil, realizado  desde 2014 na Biblioteca Mário de Andrade (SP). A feira contará com 58 expositores de 14 estados. Além de conhecer os trabalhos em circulação, os visitantes poderão participar das palestras e bate-papos previstos na programação. Sempre começando às 14h,  elas abordarão temas diversos, como criação de arte impressa, produção de fanzines, publicação de livros, mercado, técnicas gráficas, quadrinhos, entre outros.

João Varela e Cecília Arbolaves são curadores da  Miolo (s): “potencial descentralizador das feiras de artes gráficas”

A Miolo(s) Olinda também abre espaço, através de oficinas gratuitas, para algumas experiências gráficas. Uma delas será a de impressão de cartazes em serigrafia ministrada pelo editor, encadernador, impressor e produtor gráfico Daniel Barbosa. Fundador do ateliê/editora Caderno Listrado (PR), Daniel Barbosa há mais de 15 anos se dedica à produção de livros e cadernos artesanais, além de impressos serigráficos para projetos de arte, design, literatura e quadrinhos.  A outra proposta será uma vivência com carimbos conduzida pelo artista gráfico Gilberto Tomé (Gráficafábrica). Desenvolvendo desenhos e diversos sistemas de reprodução de imagens, Gilberto Tomé vai da xilogravura ao digital. A ideia da oficina é criar publicações e cartazes tendo entre tantas fontes de inspiração, a arquitetura do próprio Mercado Eufrásio Barbosa e a cidade de Olinda. Todas as atividades da feira serão transmitidas pelos canais no YouTube da Miolo(s) (https://www.youtube.com/@feiramiolos/) e do Circuito Cepe de Cultura (https://www.youtube.com/@CircuitoCepedeCultura).

Abaixo, você confere a programação e notícias sobre livros e outros eventos culturais em Pernambuco

Leia também
Mercado Eufrásio Barbosa tem lançamento de livro e exposição sobre Adão Pinheiro
Livro revela segredo da guerrilha
História: Revolução de 1930 e três homens que se chamavam João
Sessão Recife Nostalgia: Os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada, feminista  e vereadora
Livro sobre Clarice Lispector: “O que escrevo continua”
Raul Lody revisita Gilberto Freyre
Comida e tradição no Museu do Estado
“João Cabral não é um iluminado, mas um iluminador”
Pandemia não inibe produção de livros. Vem até um sobre o Zepellin
De Yaá a “Penélope Africana”
Carta  para Clarice Lispector
Centenário de Paulo Freire tem livros com desconto
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Mediadores de leitura são pontos de luz
Compre um livro e ganhe três cordéis
Flores e livros para curtir o Dia dos Namorados
“Eu amo ler” no Patteo
“Eu amo ler” movimenta shoppings do Recife e Jaboatão
Pandemia: livros para ficar em casa
Leia de graça A Emparedada da Rua Nova
Biblioteca móvel: 32 mil leitores
Ação do Sesc já trocou 60 mil livros
Pandemia:: Plaza Shopping tem feira de livros a R$ 5
A menina que salvava livros
Você tem fome de quê? De livros

Programação:
26.11 – Sábado/Palestras e bate-papos:
14h – Livro livre: deslocamentos, desmontes, baralhadas e transcodificações na ocupação do território impresso, com Gustavo Piqueira
15h – Rede de zines: os fanzines antes da internet, com Fabio Zimbres
16h – Do fanzine ao livro: a artesania da publicação, com Sabrina Carvalho
17h –  alegria de um TIPO bem raro, com Cibele Bonfim
18h –  Ragu, experimentação nos quadrinhos, edição coletiva e autoralidade, com com Christiano Mascaro e João Lin

27.11, Domingo/Palestras e bate-papos:
14h – Fora do centro: o potencial descentralizador das feiras de arte gráfica, com Cecilia Arbolave e João Varella
15h –  O apego ao analógico: design e publicação independente, com Gabriela L’Amour
16h –  Um caminho para Xanadu: entrando na dança do mercado editorial, com Aureliano
17h – Publicação independente: um caminho das pedras, com Wellington de Melo
18h – Uma biblioteca no aqui e agora,  com Jurandy Valença

Experiências Gráficas – (Oficinas gratuitas)
Impressão aberta em serigrafia – Daniel Barbosa (Caderno Listrado)
Horários: 11h30 às 17h (com intervalo das 13h30 às 14h30)
Impressão aberta com carimbos – Gilberto Tomé (Gráficafábrica)
Horários: 11h30 às 17h (com intervalo das 13h30 às 14h30)

Editoras, coletivos e artistas participantes: Alvoroça, ateliê barbarizá, Bruno Alves, Caio do Cordel, Canivete Recifense, Castanha Mecânica, Chuvisco Editora, Coral Viajeira, Edições Flecha, Elefantes Na Sala, Experimento + txt, Grenf Grenf, Iara Adeodato, Janaína Esmeraldo, Joana Velozo + Bebel Books, Kilariô Ateliê, Janaína Esmeraldo, Levemente Insana, Livrinho de Papel Finíssimo, Mariposa Cartonera, Oficina Embuá, Peba Publicações, Pó de Estrelas, PORTA ABERTA, Propágulo, Ragu, Recife Assombrado + La Ursa Livros, Titivillus Editora, Vacatussa, Vão! Elaborações Artísticas , Zanzar Edições  (PE), todas de Pernambuco.

De outros estados: Lote 42, Tipo fora da  casinha, Banca Tatuí, Borogodó Editora, Caburé artista visual e gravurista, Dulcineia Catadora, Gráficafárbica (SP); Nestor Jr, JF Borges (SC); Oi Aure (RN); projeto editorial tô pensando, Caderno Listrado  (PR); Riacho, Brasa Editora, Experimentos Impressos, Fabio Zimbres  (RS); Samuel de Gois e Thaïs Kisuki, Coletivo Barilanches  (PB), Trajes Lunares (AL); Selo editorial paralelo13S, Ateliê de Ofícios  (BA); ZINEXT EDITORA, Baioque Livros +Plebeu  (CE), Cabuloza WildLife  (RJ); Caderno Listrado (PR); Edições ¼   (PA);  Leticia Paregas, Oi Aure (RN).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.