Como se não bastasse a baixaria e a montanha de trocas de acusações no final de semana entre socialistas e petistas do Recife, a chamada direita pernambucana iniciou um movimento para desconstruir as candidaturas de Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB). Porém com um detalhe tipo de todos os males, o menor: João Campos. Em alguns casos, o discurso lembra uma pregação messiânica ( “Lula tem um pacto com o demônio”). Lula é o ex-Presidente Luiz Inácio da Silva, o “molusco” que viria morar em Pernambuco,” para ser governador do Estado”.
Durante toda a semana, o PSB divulgou inserções na Tv e no rádio dizendo que “o PT está de mala pronta” para mandar no Recife se Marília ganhar a eleição. Fotos como esta abaixo têm circulado nas redes sociais assim como vídeos em que os protagonistas aparecem de roupa preta e com cartaz afirmando estar “de luto pelo Recife”, devido ao fato de só haver políticos de esquerda no segundo turno. “Detesto esquerdopatas”, diz um homem com um cartaz e uma tarja preta. Em um outro áudio (sem imagem) uma mulher, em clima quase histérico, diz que“odeio a família Campos”. Mas lembra que votar em branco ou nulo é um tipo de protesto que não vai dar certo, porque pode fortalecer Marilia e só vai contribuir para “o PT voltar”.

E ela alerta: “O PT não é um partido, o PT é uma facção criminosa”. E faz referência ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Todo mundo achando que Lula está morto, ele está mais vivo do que nunca e tem um pacto com o demônio. Acorda gente”. Depois, ela diz: “Peguem esses votos da Delegada Patrícia e de Mendonça e joguem no João Campos, é uma questão de sobrevivência”. Patrícia (Podemos) e José Mendonça Filho (Dem) ficaram entre os quatro mais votados no primeiro turno. O áudio afirma ainda que, Marília sendo prefeita, “Lula vai morar aqui”. O clima de terror também faz parte. Pois ela diz ainda que caso o PT vença, o MST vai vir do interior para bloquear as vias da capital. Ela cita até quais as vias que serão bloqueadas: Cruz Cabugá, Agamenon Magalhães, Adias de Carvalho, Imbiribeira. ”O Recife vai ficar intransitável”.
O áudio baixa o nível da linguagem, ao afirmar que entre “o merda do João Campos e a bosta da Marília”, não há o que pensar para que a “facção criminosa” não venha ocupar Pernambuco. Já no vídeo que está circulando em grupos de WhatsApp um homem afirma que “O Recife está de luto e que o povo não sabe votar, o que é lastimável”. E, como no áudio, ele recorre à escatologia. ”Ficamos em uma situação de pisar na merda ou mergulhar na fossa”. Ele diz ter “ódio” de “esquerdopatas” e que, com o resultado do primeiro turno, a direita “ficou entre a cruz e a espada”, por ter que decidir entre um “João bobão e a comuna da Marília Arraes”.
Ele afirma que se Marília for eleita, o “molusco” vai se radicar em Pernambuco, para se candidatar ao Governo do Estado. “Não vou fazer campanha, nem botar adesivo em carro. Mas é como eu disse antes, vou ter que escolher entre pisar na merda e mergulhar na fossa”. E destaca: “se pisar na merda, limpa o sapato”. E conclui: “Para mim quem representa a fossa chama-se Marília Arraes. E pisar na merda chama-se o João Bestão. Então…, infelizmente, tenho que dizer que no dia 29 não vou votar nulo. Diante dessa análise, vou dar o voto contra a minha vontade ao João Bestão”.
Em suas redes sociais, o Senador Humberto Costa (PE-PE) afirmou que lamenta “profundamente” que a campanha para a prefeitura do Recife esteja “se desenvolvendo em nível tão rasteiro”. E justificou: “O PT não merece esse tipo de ataque desleal, preconceituoso e mentiroso”.
Leia também:
Campanha vira lavagem de roupa suja
PSB: Dá para acreditar? Nunca fez nada pelo Recife e quer ser prefeita
Segundo turno começa a esquentar temperatura. Debate foi só o inicio
A virada de Marília Arraes
A nova cara da Câmara Municipal
TRE, idosos, pandemia e santinhos
João Campos deve disputar segundo turno com a prima Marília
A voz do eleitor: “O Recife precisa de um prefeito que não seja cara de pau”
A voz do eleitor: “Por um Recife com igualdade social e ruas sem lixo”
A voz do eleitor: “Um Recife mais limpo, mais saudável, mais agradável”
A voz do eleitor: “Quero um Recife mais humano, disciplinado e consciente”
A Voz do eleitor: Gostaria que o Recife fosse uma cidade mais humana
A Voz do eleitor: “Quero a volta do orçamento participativo”
A voz do eleitor: “Gestão inclusiva, justa e participativa”
A Voz do eleitor: Espero competência, honestidade, dignidade
A Voz do eleitor: “Que o próximo gestor faça uso correto do dinheiro público”
A Voz do eleitor: Uma cidade justa, limpa e muito bem cuidada
A Voz do eleitor: Mobilidade, controle urbano, história preservada, cidade parque
A Voz do eleitor: Saneamento, mobilidade, saúde, patrimônio protegido
TCU: 10.000 candidatos receberam auxílio emergencia, treze em Pernambuco
Eleições municipais, 2020: Pernambuco tem 1.140 fichas sujas
O debate e perguntas sem respostas
Chame, chame a delegada
Cuidado com a Covid no dia da eleição
Lixo oficial à margem do Capibaribe, cidade entregue e prefeito impopular
E os 50.000 títulos de regularização fundiária?
Sessão Recife Nostalgia: “Quando a cidade era cem por cento saneada)
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Recife, cidade parque em 2037
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo
Pobre Recife. Será que isso vai mudar?
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Acervo #OxeRecife e Reprodução das redes sociais
