Dia Santo com concerto gratuito, à noite, na Igreja da Madre de Deus, no Recife Antigo

Vamos curtir um feriado musical? Depois do suor da romaria, subindo o Morro da Conceição na maior festa religiosa do Recife, que tal relaxar ouvindo música clássica? E se o concerto é de graça, melhor ainda. Pois a partir das 19h dessa quinta (8 de dezembro), a Orquestra Filarmônica Pernambuco faz um concerto natalino para os recifenses. O lugar escolhido foi a Igreja da Madre de Deus, que fica no Cais da Alfândega, no Recife Antigo. A apresentação terá duração de uma hora e quinze minutos, sob a regência do Maestro italiano João Pestalozzi, italiano que é apaixonado pelo Recife.

O concerto tem programação composta por quatro atos, todos de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Pestalozzi  iniciou sua formação musical aos seis anos com violino e, logo depois, aprendeu contrabaixo e cravo.  Já regeu orquestras em Londres e em São Petersburgo. É fundador da Filarmônica, através da qual desenvolve trabalho social ensinando música a jovens da periferia, que podem – assim – sonhar com um futuro melhor. “Acredito muito que o futuro está nas mãos dos jovens, por isso resolvi unir meu amor pela música à vontade de contribuir com o Recife, e fundei a orquestra com os jovens para dar oportunidades que mereciam”.

Igreja da Madre de Deus é uma das mais bonitas do Recife, tem boa acústica e é muito utilizada para concertos: clássicos e MPB

A Orquestra foi fundada em 2019, e chegou a ter 60 músicos. O objetivo era divulgar para o mundo o talento de jovens pernambucanos. Com a pandemia, o número de integrantes foi reduzido a 20, mas mesmo assim a OFR conseguiu se manter viva, fazendo apresentações presenciais e virtuais. O concerto dessa noite terá participação de 21 pessoas. A Igreja da Madre Deus vem marcando presença na vida musical do Recife, pois o seu ambiente barroco sempre é utilizado como palco para concertos que incluem não só a música popular, como também a MPB instrumental. A Prefeitura do Recife é uma das entidades que costuma marcar presença no templo, com o Projeto Música na Igreja, que normalmente ocorre uma vez por mês, mas que foi interrompido durante a crise sanitária.

Quem for ao concerto, tem oportunidade de conhecer ou revisitar um dos mais bonitos templos católicos do Recife, que fica vizinho ao Paço Alfândega. Sua construção teve início em 1679, e a conclusão é datada de 1720. Na década de 1970 sofreu um terrível incêndio, passou por obras de recuperação e restauração e foi reinaugurada em 1975. A fachada tem estilo barroco, possui cantaria original em pedra de arenito e bonitos portais. O interior deslumbra os visitantes, com altar-mor com talhas douradas, nichos, imagens seculares e móveis em jacarandá. Vale sim, a pena visitar. A Madre de Deus integra o Projeto Recife Sagrado, que consiste em visitas a templos católicos do centro, com presença de guias especializados.

Leia também
Projeto Música na Igreja está de volta
Só mulheres no Música na Igreja
Leonard Cohen e Jonh Lennon no Projeto Música na Igreja
Música na Igreja vai ser na Macaxeira
Duas estreias no Música na Igreja
“Música na Igreja” em clima de Natal
Não perca hoje o Música na Igreja
Domingo Musical na Igreja e no Palácio
Parque da Macaxeira: Piano para todos
Hoje tem Projeto Música na Igreja

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Daniel Tavares, PCR (Acervo #OxeRecife) eDivulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.