Sexta-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados, sem festa, sem forró, sem restaurantes superlotados de pombinhos. E o #OxeRecife vai mostrar hoje um lado mais light da terrível pandemia do coronavírus. Foi a intervenção O Amor Contagia, a sexta etapa do Projeto A Arte Cura, que vem tentando imprimir um pouco de ânimo e alegria às pessoas que enfrentam a doença e também às que já a venceram. Hoje, corações de papel mudaram a paisagem do Bairro do Recife, em homenagem aos 1.500 pacientes que se curaram da doença no Recife.
Em Pernambuco, 27.141 pessoas se livraram da enfermidade até agora. Graças a Deus, aos médicos e demais profissionais de saúde, nossos verdadeiros heróis. Corações, também, para eles! A iniciativa de O Amor Contagia é da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. O projeto A Arte Cura tem sido realizado desde o início da pandemia, promovendo “mais leveza à vida das pessoas por meio da arte”, segundo a Seturel. Entre as ações realizadas, estão as estátuas mascaradas, a humanização de dois hospitais de campanha direcionados ao enfrentamento à covid-19, a entrega de 550 mudas no Dia do Meio Ambiente, e o Varal do Bem (com distribuição de máscaras em mercados e feiras públicas da cidade.
Logo no início da pandemia e do isolamento social, a Arte Cura fez com que estátuas e bustos ganhassem máscaras, para motivar a população a usá-las. Também houve pinturas em algumas ruas e avenidas da cidade, com mensagens de esperança e solidariedade. Já a Frevioca circulou pela cidade, levando música e palavras de amor aos recifenses no último Dia das Mães. Aliás, como este ano não teremos festejos juninos, a Frevioca se transformará em Forrovioca, e circulará por bairros do Recife, levando o som do forró de trios pé de serra. Para você ouvir da janela de sua casa, claro. Nos links abaixo, você pode ver outras ações interessantes durante a pandemia, desde as filantrópicas até as culturais.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco registrou 878 casos novos da Covid-17 nas últimas 24 horas, sendo 727 leves e 151, a tal da Síndrome Respiratória Aguda Grave. Com os números dessa sexta-feira, o Estado chega ao número oficial de 43.872 infectados, dos quais 16.708 são da Srag. Tivemos, ainda, 61 mortes confirmadas em laboratório, como tendo sido provocadas pelo coronavírus. Elas aconteceram desde o dia 1 de maio. Com isso, somam-se 3.694 as vidas perdidas em Pernambuco, devido à pandemia. Os recuperados são 27.141. Ufa!
Leia também:
As estátuas mascaradas contra o coronavírus
Pandemia tem Arte Cura
Rafa Mattos: Plante amor, colha o bem
Interior permanece com restrições
São João da pandemia e da resistência
São João sem fogos nem quadrilhas
Palafitas vão ganhar live a partir de barco, no sábado: “O rio vai pegar fogo”
Corona vírus e a rede de solidariedade
Rede de solidariedade só faz aumentar
Pandemia: a corrente do bem
Vaquinha para a venda de Seu Vital
Pás retomam produção de máscaras
Pandemia com delivery de palhaços
Olha pró céu, meu amor… em casa
Brasil, Recife, pandemia e eventos
Sem festa e com cachê garantido
Pandemia tem delivery de palhaços
Clube das Pás: Das festas à pandemia
Pandemia: Socorro para os artesãos e venda virtual
Bia: Remédio contra o confinamento
Sem festa, mas com cachê garantido
Augusto César nas Pás: Vou escalar todo seu corpo
Clube das Pás: festa de dança virtual
Pandemia: As estátuas mascaradas contra o coronavírus nas ruas do Recife
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Frevioca no Dia das Mães
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Cufa-PE vai às favelas contra o coronavírus
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Trem do bem: desinfecção e doação
Canibbal contra o coronavírus
Doação de alimentos por agricultores da reforma agrária
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR